Notícia

UJS Bahia realiza plenária e curso de formação para militantes

25 fevereiro, 2015

Desta quarta-feira (25) até domingo (1º), os militantes da União da Juventude Socialista (UJS) na Bahia participam do curso de formação Geração Valente e da Plenária Estadual da Entidade. A programação é realizada na Colônia de Férias Chácara do Alto, na rodovia CIA/Aeroporto, Km 2, em Salvador.
Na pauta do curso, estão temas referentes à Construção do Socialismo, Reforma da Mídia, Mobilidade Urbana, Construção de uma nova educação, Combate ao racismo, machismo e homofobia, além de exibições no Cine Camarata com debates posteriores.
Durante a abertura do curso, estiveram presentes Ricardo Moreno, professor de História da UNEB e secretário de Juventude do PCdoB de Salvador, e Caio Botelho, secretário Adjunto de Formação e Propaganda do PCdoB Bahia e diretor Nacional da UJS.
De acordo com os organizadores, o próximo período será de muita luta para toda a esquerda na Bahia e no Brasil, sobretudo pra juventude que tem pautado a necessidade de mudanças que aprofundem a democracia e a participação popular nos rumos a serem tomados. Além disso, a reforma do sistema político e eleitoral precisa de uma consulta pública para saber a opinião da população.
Mas, com a atual composição do Congresso e da mesa diretora da Câmara dos Deputados as chances de que a reforma política aconteça são poucas, o que reforça a responsabilidade da esquerda em conjunto com os movimentos sociais em pressionar os parlamentares.
Na Bahia, os últimos acontecimentos relacionados à violência policial em ações que levaram a execução de diversos jovens negros, uma delas a morte de 13 jovens negros no Cabula, colocam na ordem do dia o aprofundamento da luta pela desmilitarização e constituição de uma polícia cidadã.
Programação
26/2
9h – Capitalismo, uma contradição em processo.
Ementa: apresentar a formação do capitalismo; o funcionamento e as cíclicas crises do capital.
12h – Almoço
14h – Sim, é possível o socialismo com suas experiências e renovações.
Ementa:  conceito sobre socialismo; as experiências e renovações socialistas; a luta no Século XXI pelo socialismo.
– Javier Alfaya (secretário Nacional de Cultura do PCdoB, vice-presidente do PCdoB em Salvador, ex-presidente da UNE e uns dos fundadores da UJS).
– Haroldo Lima (Membro do Comitê Central do PCdoB)
17h30 – Jantar
18h30 – Mobilidade Urbana e o direito a cidade
Ementa: apresentar o conceito; o modelo lucrativo e excludente do transporte público nas principais cidades brasileiras; experiências de financiamento e existência do Passe Livre no Brasil; o direito a cidade restrito ao capital.
–  Walter Takemoto – (Especialista em Políticas Públicas, professor e militante do Movimento Passe Livre)
– Marcelo Gavião (Coordenador Estadual do SineBahia e ex-presidente Nacional da UJS)
 
27/2
Educação brasileira, um desafio para superação das desigualdades
Ementa: modelo de educação construído no Brasil; as mudanças atuais no ensino superior e médio; reforma universitária e do ensino médio.
– APLB, Naomar Almeida (Reitor da UFSB), Fábio Félix (Vice Reitor da UESB), Direção da UNE, Alice Portugal (Deputada Federal)
12h – Almoço
14h – A necessidade das Reformas Estruturais no Brasil
Ementa: apresentar o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento contido no Programa Socialista do PCdoB, com recorte específico da necessidade de uma regulação econômica da mídia.
– Anderson Bahia (Secretário Nacional de Comunicação da UJS)
– Augusto Vasconcelos (Professor de Direito na Unime e Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia)
18h30 – Conclusão do Curso
Tema: apresentação de conclusão em grupo de forma diversificada dos temas apresentados.
20h – Confraternização Socialista
 
28/2
9h – Plenária Estadual: Conjuntura
– Anderson Bahia (Secretário Nacional de Comunicação da UJS)
– Luciano Marques (Presidente Estadual da UJS Bahia)
12h – Almoço
14h – Plenária Estadual
17h30 – Jantar
18h30 – Plenárias M.E
19h30 – Plenárias das Frentes.
 
1° de Março
9h – Plenária Estadual

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados