Notícia

Vereador Everaldo Augusto cobra centro de treinamento de boxe na Bahia

18 agosto, 2015

Atletas, treinadores e agentes públicos ligados ao esporte se reuniram em audiência pública, na manhã desta segunda-feira (17), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, para debater o boxe baiano e alternativas de incentivo do esporte no estado. O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), propositor do encontro, ressaltou a necessidade da criação de um espaço com a estrutura adequada para treinamento de boxe na Bahia e sugeriu a formação de um grupo de trabalho, com a participação de integrantes dos poderes públicos municipal e estadual, para acompanhar as reivindicações dos esportistas.

“Esse grupo terá representações da Câmara dos Vereadores, da Assembleia Legislativa da Bahia e das secretarias envolvidas com o esporte para acompanhar de perto essas reivindicações. O boxe precisa ter uma maior atenção por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada”, afirmou Everaldo Augusto.

“Se o boxe baiano já ocupa um espaço de destaque nacional e internacionalmente, o que seria do esporte se ele fosse devidamente apoiado?”. O questionamento foi feito pelo treinador de boxe, Luiz Dórea, ao relatar as dificuldades enfrentadas pelos atletas no estado. Ele mesmo respondeu a pergunta que fez: “Sempre tivemos atletas de um nível excelente e nos destacamos no cenário nacional. Com apoio, os resultados seriam ainda melhores”, completou.

Inclusão social

Mais do que formar campeões, a função do esporte, especialmente do boxe, é a de incluir socialmente de jovens e adolescentes. “Ficamos muito felizes quando fazemos bons esportistas, mas ao longo desse período que trabalhado com o boxe, conseguimos muitas alegrias de formar cidadãos”, disse Dórea.

O presidente da Confederação Baiana de Boxe, Joilson Santana, baiano que foi o primeiro brasileiro medalhista de boxe olímpico, acredita que houve uma evolução no apoio ao esporte, “mas muito ainda precisa ser caminhado para chegar ao ponto ideal”.

Sonho próximo

De acordo com o coordenador da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Dorival Santana, o sonho do espaço de treinamento para boxistas está muito mais próximo do que muitos imaginam. “O secretário (Álvaro Gomes) participou de uma reunião no último dia 23 e foi cogitada a possibilidade de construção do centro de boxe no ginásio de esporte, em Cajazeiras. Os recursos para as obras seriam do Ministério dos Esportes”, contou.

O diretor de Esportes da Prefeitura, Téo Senna, também reiterou a necessidade de os poderes públicos, nos âmbitos municipal e estadual, “investirem mais no esporte, para, além de formar campeões, contribuir para a realização de sonhos de jovens humildes”.

A vereadora Aladilce Souza e o deputado estadual Bobô participaram da mesa da audiência pública e cobraram, também, mais incentivos ao esporte.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados