Notícia

Vereadores de Salvador exaltam os 94 anos de história e luta do PCdoB

6 abril, 2016

No dia 25 de março último, o Partido Comunista do Brasil completou 94 anos de existência e atuação no país. Mas, o ato nacional para marcar a data se deu nesta segunda-feira (04/04), durante sessão especial na Assembleia Legislativa. Presentes, os dois vereadores da capital destacaram o importante papel que o partido tem desenvolvido ao longo destas mais de nove décadas em defesa da liberdade e da justiça.
Aladilce Souza e Everaldo Augusto lembraram que, desde 1922, quando foi fundado, o PCdoB esteve presente em todos os momentos de luta do povo brasileiro. O líder da legenda na Câmara citou como exemplo a luta contra o nazifascismo, na década de 40; após a derrota do nazifascismo, na democratização do país; no segundo governo Getúlio Vargas; nos golpes contra Juscelino, no período anterior a 64; na resistência da ditadura; na luta pelas diretas e pela anistia.
E novamente agora, neste momento de grande efervescência política, quando, de acordo com Everaldo, o país se encontra em uma determinada encruzilhada, na qual o povo vai ter que decidir se avança rumo a mudanças mais profundas em favor do povo e do país ou se vai aceitar o retrocesso. “O PCdoB aposta no avanço e entende que o povo deve repudiar qualquer tentativa de golpe, atraso, retrocesso democrático e restrição das liberdades políticas”.
Para Aladilce, apesar dos 94 anos, sendo o mais antigo em funcionamento no país, o PCdoB é um partido da atualidade, com ideias novas, que vem se renovando e acompanhando todos os momentos históricos do país. Aqui em Salvador, com muita combatividade e força, se mantém presente na cidade. “Na época da ditadura, por exemplo, mesmo na clandestinidade, enfrentou as forças autoritárias, defendendo a liberdade. Nos anos 80, entrou na Câmara de Vereadores e, desde então, se fez presente em todas as legislaturas”, pontuou a líder da oposição da Casa. Ela lembrou ainda que o PCdoB já participou do governo municipal e vem contribuindo definitivamente para as políticas públicas em Salvador.
Aspecto relevante também é a presença no movimento social. É a principal força de esquerda nos movimentos na cidade e tem dado grandes contribuições. Seja via institucional, nas instituições de poder, seja no movimento social, nos sindicatos, associação de moradores, movimentos de mulheres, de jovens, de negros, LGBT. Ou seja, um partido sintonizado com as necessidades políticas do povo.
Segundo a vereadora, essa sintonia casa perfeitamente com a realidade de Salvador, que tem a penúltima renda entre as capitais brasileiras. Uma cidade pobre, marcada pela desigualdade, pelo racismo, pela violência contra a mulher. Por isso, o Partido Comunista do Brasil está construindo um projeto de poder mais ousado para a capital baiana, apresentando candidatura própria à prefeitura.
Everaldo completou, afirmando que o PCdoB está apto a liderar o processo de retomada de Salvador como a terceira capital do país, matriz cultural do Brasil, como uma cidade que tem história de uma trajetória de todo o povo brasileiro. Para ele, o PCdoB tem, não somente determinação política e projeto para retomar Salvador, redefinir os rumos e fazê-la deixar de ser a capital do desemprego e da desigualdade, tornando-se mais humana, mas tem um nome, que é o da deputada Alice Portugal.
O vereador ressaltou ainda que a pré-candidata à prefeitura tem grande inserção política na cidade, com personalidade marcada, que tem amplas condições de aglutinar não somente aqueles que concordam com o PCdoB, mas também todos os interessados em redescobrir Salvador. “Esse aniversário ocorre nesse contexto de efervescência política e de tomada de grandes decisões pelo povo de Salvador. Acreditamos, contudo, que vamos sair vitoriosos dessa batalha”, disse o edil.
“Tenho certeza que a gente vai continuar contribuindo para que Salvador seja uma cidade com qualidade de vida boa para o seu povo, menos desigual, que a gente tenha no horizonte um futuro socialista, que é o objetivo do nosso partido”, finalizou Aladilce.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados