Notícia

Vereadores e entidades discutem propostas de combate a crise hídrica em Juazeiro

19 maio, 2015

Diante da crise hídrica instalada no Brasil, a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou audiência na segunda-feira (18/5), com a presença de representantes de órgãos públicos, entidades não governamentais, associações e comitês ligados à distribuição e preservação da água e meio ambiente.Com o tema “Crise hídrica: falta água ou gestão?”, a iniciativa teve como um dos coautores o vereador Eduardo Lopes (PCdoB) e contou com a participação do deputado estadual Zó.
A audiência trouxe para a mesa de discussão os gestores da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba – 6ª SR CODEVASF, o superintendente Alaor Grangeon, e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Joaquim Neto, instituições responsáveis pela captação, distribuição e gestão da água nos projetos irrigados e na zona urbana em Juazeiro, no norte da Bahia.
O vereador Eduardo Lopes solicitou uma discussão mais efetiva com o Governo Federal. “Precisamos avaliar se os projetos estão sendo operados com eficiência e quais consequências podemos prospectar para o futuro. Essa audiência tem como meta unir as entidades envolvidas em prol desta problemática que interessa a todos.”
Água x Gestão
As entidades apresentaram índices apontados na Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente e discutidas na Semana da Água em março deste ano. De acordo com documento, o Brasil possui 12% da água doce disponível na terra, mas 40 milhões de brasileiros não tem acesso a água e o índice de desperdício chega a 40%.
O documento aponta o mau uso da água, que na agricultura gasta 600 milhões de litros por ano, 166 litros de água são usados diariamente nas residências no Brasil, além da contaminação da água por indústrias e esgotos domésticos por falta de saneamento. Representantes de bairros e de projetos de irrigação da região que enfrentam dificuldades na captação e fornecimento de água cobraram providências dos gestores públicos.
O gestor da Codevasf, Alaor Grangeon, elogiou a iniciativa e disse que o órgão busca solucionar os problemas que envolvem os perímetros irrigados. “Temos consciência das dificuldades e buscamos soluções levando todas as limitações para o Governo Federal, mas ressaltamos que a Codevasf não tem recursos próprios”, informou. O órgão é responsável por gerir o recurso do governo federal.
Propostas
Após considerações dos membros das organizações sociais, o plenário votou e aprovou três propostas: a assinatura do Pacto pela Água, a elaboração de um Plano Municipal de Recursos Hídricos, onde seriam pontuadas ações para os próximos anos na manutenção do recurso, e a formação de um Comitê Gestor de Recursos Hídricos composto por representantes de todas as organizações sociais para fiscalizar e apoiar a implantação das duas primeiras propostas.
O deputado Zó abordou a questão da revitalização, a preservação dos rios e afluentes da região. “Precisamos criar um ‘Pacto pela água’, projeto em que todos, sociedade civil e agricultores, possam participar em defesa da água. Juazeiro precisa ser exemplo de uso consciente desse recurso natural tão importante”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o parlamentar, o projeto seria uma iniciativa de Juazeiro e contaria com a participação de órgãos públicos ligados ao tema, de entidades não governamentais e da sociedade em geral. “Preservar a água não é obrigação apenas de uma classe social ou de determinado órgão público. Precisamos entender que nós, cidadãos também temos a nossa parcela de responsabilidade”, avaliou.
Participaram da audiência vereadores da cidade, dentre os quais, Poliane Amorim (PCdoB).
Com agências

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados