Notícia

Vovô do Ilê diz que vê 'com bons olhos’ um negro no comando da PM

20 janeiro, 2015

O fundador do Ilê Aiyê, o primeiro e um dos mais importantes blocos afro de Salvador, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, visitou o novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado (PM-BA), o coronel Anselmo Brandão, na última segunda-feira (19/1). Otimista, Vovô disse que é “com bons olhos que vemos um negro comandando a corporação baiana” e que pretende reforçar a parceria entre a entidade e a PM.
A iniciativa revela uma tendência da nova gestão da corporação baiana de se aproximar das comunidades, como prometeu Brandão, durante a cerimônia de posse, que aconteceu na segunda sexta-feira de janeiro (9/1). Na ocasião, Brandão afirmou que quer uma polícia cidadã e que não ia tolerar a violência.
Por conta dos conflitos entre a polícia e a população negra e pobre, o líder do bloco se colocou à disposição para promover palestras sobre questões raciais e sobre comunidades carentes voltadas para a tropa. O novo comandante reafirmou a importância da preparação da corporação para lidar com os segmentos.
“Já temos preparado nossa tropa através dos cursos de formação para o tratamento com as comunidades carentes, onde 99,9% dos moradores são pessoas de bem e merecem ser tratadas cordialmente, respeitando as diferenças e agindo na legalidade”, disse Brandão.
O coronel destacou, ainda, o êxito do Ilê Aiyê nas ações sociais que têm “a finalidade de prevenir a prática de crimes, bem como uma melhor relação entre os policiais militares e o cidadão de bem”.
 
Da Redação.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados