Notícia

Zó leva debate sobre a crise hídrica no sertão à Assembleia

18 março, 2015

Para debater a crise hídrica que vem atingindo algumas cidades do sertão da Bahia, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado (ALBA) promoveu uma audiência pública, na última terça-feira (17/3), com a participação de gestores e moradores de municípios que integram a região. A iniciativa foi do deputado Zó (PCdoB).
No encontro, estiveram o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODESVASF) e representantes dos produtores dos distritos irrigados de Maniçoba, Curaçá, Mandacaru, União dos Produtores do Perímetro Irrigado de Curaçá (UPROPIC), dos produtores de Tourão e Instituto da Fruta/VSF.
Na discussão, foi abordada a situação das cidades que dependem diretamente do lago de Sobradinho e dos produtores de frutas da região. Hoje, o Vale do São Francisco é responsável pela produção de 90% de uva e manga para exportação, atividade que coloca a região como uma das maiores geradoras de emprego do estado.
De acordo com o técnico da Codevasf Petrônio Campos, apesar do Vale do São Francisco apresentar números positivos na produção e na geração de emprego e renda, a região precisa modernizar o sistema de irrigação dos perímetros. “O lago de Sobradinho encontra-se com apenas 18% de sua capacidade. A aquisição de bombas flutuantes para as estações de bombeamento e a realização de obras estruturantes nos canais que permitem plena captação do sistema, são algumas das solicitações dos produtores”, ressaltou.
Na avaliação do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, a garantia de água para a continuidade dos projetos de irrigação é extremamente importante na geração de emprego e renda para a região. “Eu, que além de ser filho de colonos, também sou produtor, entendo a necessidade da discussão e a gravidade do assunto. Já dialogamos bastante e as soluções já foram levantadas. Neste momento, temos que unir forças para colocar as ações em prática”, afirmou.
Para o deputado Zó, o baixo volume de água do lago compromete os projetos de irrigação e uma solução definitiva precisa ser encontrada.  “Temos que captar recursos de 6 a 8 milhões de reais para não perder um bilhão na economia da região e evitar que o sistema entre em colapso. Esta audiência não será a última, afinal, a luta é de todos. O valor da agricultura irrigada e a quantidade de emprego e renda gerada na região do sertão do São Francisco merece um olhar mais especial”, afirmou.
Encaminhamentos
No final da audiência, algumas decisões foram tomadas. Na próxima semana, a Comissão de Agricultura da Assembleia, os produtores e o presidente da Codevasf irão ao Ministério da Integração Nacional em Brasília. Ainda ficou acertada uma visita de membros da comissão, acompanhados de técnicos,  à região do Vale do São Francisco.
 
Colaborou Ascom Zó
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados