Notícia

Oposição derrota o projeto ‘Escola sem Partido’; Alice comemora

12 dezembro, 2018

 

 
Depois de um grande trabalho realizado pelos deputados da Oposição, a Comissão Especial do projeto chamado indevidamente de “Escola Sem Partido” encerrou, nesta terça-feira (11/12), as atividades nesta legislatura. Os deputados contrários à matéria conseguiram enterrar a proposta que representa um grande retrocesso para o Brasil, pois pretende amordaçar os educadores e acabar com a pluralidade de ideias nas escolas.
Destacada como uma das parlamentares que mais resistiram ao autoritarismo, que foi perseguida e calada por diversas vezes na reunião do colegiado, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) comemorou a vitória, ao lado dos estudantes e dos professores.
“O presidente Marcos Rogério talvez não quisesse essa nódoa na sua biografia. Viu que iríamos derrubar esta comissão e decidiu encerrá-la. É uma das maiores vitórias da minha vida. Talvez enfrentemos uma guerra grande na próxima legislatura, um tsunami, mas ter derrotado essa matéria agora foi muito importante. Foi a prova de que a resistência dá certo. E estamos fortalecidos para enfrentar qualquer tentativa de reduzir a educação. Queremos uma educação plural”, defendeu.
Para o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Pedro Gorki, com o projeto que estava sendo analisado, os deputados favoráveis à proposta subestimavam a capacidade de pensar dos estudantes. “Eles acham que engolimos tudo? Agora, é preciso dar voz aos estudantes. Se eles pensam que vão conseguir nos enterrar, que eles saibam de uma coisa: somos que nem sementes, quanto mais nos enterram, mais floresceremos”, disse o estudante.
Agora, com o encerramento da comissão, para o texto ser analisado novamente pela Casa, uma nova comissão especial deverá ser formada na próxima legislatura.
 
Com Ascom/ Alice Portugal

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados