Notícia

Parada LGBT de Salvador lembrará os 50 anos da Rebelião de Stonewall

9 julho, 2019

O Grupo Gay da Bahia (GGB) confirmou a data da realização da 18ª Parada LGBT de Salvador: será no dia 15 de setembro. Terceira maior manifestação popular da capital baiana – depois do Carnaval e do desfile do Dois de Julho, reunindo mais de meio milhão de participantes -, a atividade representa um espaço de afirmação e reivindicação do respeito aos direitos humanos de mais de 10% da população, vítimas de discriminação e violência – a cada 16 horas um LGBT é morto vítima da homo-transfobia.
A 18ª Parada de Salvador vai homenagear seu fundador, Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia, que conseguiu superar uma grave doença e estará presente em cima de um trio elétrico, como tem feito nos últimos 18 anos. Também será homenageado o Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prof. João Carlos Salles, em consideração à abertura da Universidade para temas relacionados ao universo homo-trasexual.
Como ocorre todos os anos, a parada terá sua concentração no Campo Grande, a partir das 12hs, com um palco para apresentação de shows de cantores e as mais badaladas artistas transformistas de Salvador. Oito trios elétricos desfilarão, sob o comando dos mais representativos segmentos aliados à militância LGBTI, Direitos Humanos e Prevenção do HIV-Aids.
O GGB deve contar com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Ministério Público, PM, Guarda Municipal, Universidades e iniciativa privada. A parada terá início às 15h, percorrendo toda a Avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, retornando pela Rua Carlos Gomes até o Campo Grande.
O tema da 18ª Parada LGBT da Bahia será: “Stonewall 50 anos, GGB 40: Resistência mais do que nunca! ”. Segundo o Presidente do GGB, “lastimavelmente, vivemos tempos ameaçadores, nossos direitos humanos sendo desrespeitados, o discurso do ódio proclamado como palavra de ordem, as ONGs e lideranças LGBT alvo de ataques, sem qualquer apoio do governo federal. Mais do que nunca, resistir é preciso!”
Além dos diretores do GGB, nesse ano a parada terá como coordenador-geral o sociólogo e advogado Weslen Moreira, simpatizante histórico do movimento LGBT, que coordenou a primeira participação de Daniela Mercury num trio da Bahiatursa na Parada de São Paulo.
Stonewall
A Rebelião de Stonewall foi uma série de manifestações de LGBTs contra uma invasão da polícia de Nova York (EUA), em 1969, no bar Stonewall Inn. A mobilização é considerada o pontapé para a construção do movimento moderno de libertação gay e de luta pelos direitos LGBT.
 
Colaborou Ascom 18ª Parada de Salvador
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados