Notícia

Participação feminina na política será tema de debate na Câmara de Salvador

26 setembro, 2019

 “Despertar o interesse de meninas e mulheres na política” será o tema da roda de conversa a ser realizada na Câmara Municipal de Salvador. A atividade proposta pela vereadora Aladilce (PCdoB) acontecerá na próxima sexta-feira (27), a partir das 15h30, no foyer do Centro de Cultura da Câmara.
O debate é aberto ao público e pretende elevar a discussão sobre a importância da participação e representação das mulheres no poder público. O objetivo do encontro é refletir sobre o papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira, levando em consideração a construção patriarcal e o lugar privado que a força feminina sempre foi submetida a ocupar, destaca a vereadora Aladilce.
A roda de conversa conta também com a parceria do Clube Feminista Roda Baiana (Girl Up). ‘’Esse tipo de debate é crucial para a mudança significativa do cenário machista no qual o Brasil se insere, pois acredito que é a partir da política e da iniciativa pública que movimentos sociais, como o Feminismo, conseguem, de fato, resolver suas pautas”, afirma Fernanda Lopes, de 17 anos e integrante do Girl Up.
Fernanda ainda chama a atenção para a necessidade de renovação política com mais mulheres representantes. “Por isso, é preciso discutir como despertar esse interesse e como manter esse espaço nos cargos democráticos representativos’’, complementa.
Para Aladilce, uma das sete vereadoras atualmente na Câmara, o Brasil ainda possui uma dívida histórica com as mulheres e isso reflete na baixa participação nos espaços de decisão. “Não há democracia plena sem representatividade feminina com equidade e o nosso país precisa avançar muito para fazer essa reparação”, afirmou.
Fonte:  ASCOM/Aladilce
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados