Notícia

PCdoB-BA confirma pré-candidatura de Cacique Aruã a deputado estadual

15 maio, 2018


 
O presidente estadual do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, voltou a se reunir, nesta segunda-feira (14/05), em Salvador, com lideranças indígenas do estado para discutir o projeto eleitoral deste ano. Na ocasião, Davidson confirmou a pré-candidatura a deputado estadual de Gerdion do Nascimento, o Cacique Aruã Pataxó, da aldeia Coroa Vermelha, localizada no município de Santa Cruz Cabrália.
Essa não é a primeira vez que Cacique Aruã encara o desafio proposto pelo PCdoB de disputar uma das 63 cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). Em 2014, foi candidato e, embora não tenha sido eleito, alcançou um desempenho considerado exitoso, pelos 6.402 votos obtidos e distribuídos em mais de 60 municípios.
Sobre o novo desafio, o cacique exaltou a decisão do PCdoB de respeitar a autonomia indígena. “A gente vê [a pré-candidatura] com bom grado e com grande expectativa. Pela primeira vez na história da Bahia e do Brasil, um partido vê que um índio também tem potencial para estar nesse campo da política, para defender seus interesses”, explicou.
Neste período de campanha, Cacique Aruã quer promover debates sobre questões relacionadas à causa dos índios no estado, como a fragilidade do processo de demarcação das terras indígenas e a regularização fundiária, por exemplo, além da criminalização das lideranças, do direito à educação e à saúde, e dos projetos sociais para as comunidades indígenas.
O cacique é presidente da Federação Pataxó e Tupinambá do Extremo-Sul do estado e integra o Comitê Estadual do PCdoB pela segunda vez consecutiva. Aruã também foi vereador de Santa Cruz Cabrália, sendo reconhecido como o mais atuante, em um mandato que teve como uma das principais bandeiras a promoção da visibilidade do índio.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados