Notícia

PCdoB-BA inicia preparativos para a Conferência Estadual do partido

3 outubro, 2019


A Conferência Estadual Ordinária do PCdoB-BA já possui data, horário e local definidos. A plenária final será no dia 23 de novembro de 2019, a partir das 7h, no hotel Sol Bahia, em Patamares (Salvador- BA). De acordo com a secretaria de organização do partido, a meta deste ano é realizar, até o dia 17 de novembro, 200 conferências municipais, de base e distritais em todo o estado. O evento é um dos momentos mais importantes da atividade partidária, quando são reunidos militantes de todos os municípios baianos em que o PCdoB atua para discutir os rumos do estado e do Brasil.
Segundo a secretária estadual de organização, Daniele Costa, o mote da atividade será a luta pela democracia, o crescimento do partido e a participação do PCdoB-BA nas próximas eleições. “Será um momento em que o partido convoca a sua militância pra discutir qual é o projeto de cidade que nós queremos para 2020. Ou seja, isso exige um maior diálogo com a população, com os movimentos sociais e também com aqueles que fazem parte de governos, já que o PCdoB também dirige importantes prefeituras, como é o caso de Juazeiro”, afirma.
Para Daniele, a Conferência reinicia um debate sobre a estruturação partidária. “Nós somos um partido estratégico para a democracia e para a luta socialista. Temos um programa nacional de desenvolvimento e é momento pra discutir essa agenda. Vamos atualizar a opinião política do PCdoB, na construção do partido que queremos para o próximo período. Apresentaremos um projeto político eleitoral de 2020 pra disputar nas grandes cidades e nos demais municípios, onde reunimos condições políticas e chapas próprias”, acrescenta.
A secretária, ainda, alertou para necessidade de lutar contra o retrocesso da atual gestão de Bolsonaro. “Como vamos resistir à essa agenda de retrocessos? Os nossos direitos constitucionais estão em xeque, correm perigo com esse viés autoritário do atual governo. É o momento de reunir a nossa militância para debater isso, para repercutir esse momento de resistência”, finaliza Daniele.
Estarão em pauta a discussão sobre o Projeto de Resolução Política e de Construção Partidária, elaborado e aprovado pelo Comitê Central; a discussão e deliberação sobre o Projeto de Resolução e de Construção Partidária elaborado e aprovado pela Comissão Política Estadual; a aprovação do pré-projeto eleitoral para 2020 do organismo partidário; o balanço do trabalho de direção do organismo partidário e a eleição dos novos e das novas integrantes do respectivo organismo partidário. No caso das Conferências Municipais, haverá também eleição da delegação municipal para a Plenária Final da Conferência Estadual.
Somente os delegados e as delegadas eleitos nas conferências municipais têm direito a voz e voto, mas o acesso ao evento é aberto a todos. Para o exercício do direito de votar e ser votado, é condição obrigatória para o filiado realizar o cadastramento por meio do PCdoB Digital, disponível no Portal do PCdoB www.pcdob.org.br ou no aplicativo específico.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados