Notícia

PCdoB-BA lança pré-candidatura de líder estudantil à Assembleia

23 abril, 2018


Entre as 33 pré-candidaturas à Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) já definidas pelo Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, está a de Tiago Pedreira, ex-diretor da União dos Estudantes da Bahia (UEB) e ex-militante da União da Juventude Socialista (UJS). Pela atuação no movimento estudantil, o pré-candidato traz, entre as bandeiras prioritárias, a defesa da educação, especialmente das políticas afirmativas de inclusão e permanência das minorias sociais na educação superior.
Nascido no município de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, Pedreira foi bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos) na Faculdade da Cidade, onde iniciou os estudos em Direito e fundou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) – embora tenha migrado, posteriormente, para a Faculdade Baiana de Direito, uma das mais importantes instituições do estado em ensino jurídico, também como prounista. Atualmente, é advogado da Igreja Batista e também dialoga com evangélicos.
O diálogo amplo, aliás, é uma das estratégias do ex-líder estudantil para o enfrentamento do processo eleitoral deste ano, avaliado como ‘atípico, com o crescimento do fascismo’. “A gente pretende levar as nossas ideias ao público evangélico, aos policias [por exemplo]. São trabalhadores como todos nós, mas que, historicamente, ficam mais alinhados com a direita. A gente quer, também, trazer todas essas massas para o campo progressista”, afirmou.
A experiência de atuação política que adquiriu no movimento estudantil, onde ingressou em 2007, deverá servir para o propósito de expandir as ideias e de atuação parlamentar, caso eleito. “Foi uma experiência única que eu tive. Pudemos debater, na época, temas de grande relevância não só em relação à faculdade, mas questões gerais, em um momento em que se discutia o ‘boom’ de abertura de novos cursos, por exemplo”.
Apesar da estratégia do diálogo amplo, Tiago Pedreira explica que, no entanto, possui bases prioritárias, com quem já inicia conversas sobre uma possível candidatura a deputado estadual: estudantes, advogados e a população dos municípios do Vale do Jiquiriça, de Feira de Santana e da capital, Salvador.
Recepção
Tiago Pedreira foi recebido pelo presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, nesta segunda-feira (23/04), na sede do Partido no estado, em Salvador. Na ocasião, Davidson apresentou o cenário da construção do projeto eleitoral comunista e reforçou a intenção de formar uma forte e qualificada chapa de candidatos a deputado/deputada estadual, nas eleições deste ano.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados