Notícia

PCdoB-BA presta solidariedade ao vereador Nego Elder, de Pau Brasil

5 fevereiro, 2019


O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia presta solidariedade ao vereador Elder Almeida, conhecido como Nego Elder, do município de Pau Brasil, sul do estado, mais uma vítima da criminalização dos movimentos de luta pela terra na Bahia. O vereador, que possui destacada atuação em prol da reforma agrária, tem sido difamado e caluniado pelo apoio dado aos camponeses da ocupação Fazenda Santa Bárbara, no município.
O PCdoB-BA estende a manifestação de solidariedade aos camponeses da ocupação, pois estes estão sendo acusados injustamente dos crimes de roubo e cárcere privado pelos proprietários da terra, após a realização da ocupação, que se deu, comprovadamente, de forma pacífica. Alguns dos ocupantes chegaram a ser presos, a partir dos depoimentos dos proprietários e funcionários. Evidentemente, são estratégias para associar os militantes dos movimentos de luta pela terra a criminosos.
Nego Elder, que está sendo chamado de ‘líder de bandidos’, tem desenvolvido um excelente mandato na Câmara de Vereadores de Pau Brasil, conectado com a população e considerado um dos melhores da região. Acreditamos na seriedade e no compromisso do vereador com a luta contra as injustiças, que é o que ilumina a nossa atuação política.
Repudiamos todas as tentativas de criminalizar a luta por um direito humano básico: o de ter uma terra. Estamos à disposição para mediar o conflito, e solicitamos ao governador Rui Costa a adoção das medidas cabíveis para que a situação seja resolvida da melhor forma possível.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados