Notícia

PCdoB-BA realiza Conferência Estadual neste sábado em Salvador

21 novembro, 2019

O Comitê Estadual do PCdoB realiza, neste sábado (23/11), em Salvador, a Conferência Estadual, que neste ano vai acontecer no Hotel Sol Bahia, em Patamares, a partir das 9h. Na ocasião, dirigentes comunistas de todo o estado debaterão questões da vida partidária, além de eleger a nova direção (2020-2021) e definir o projeto eleitoral do partido para 2020, na Bahia.
A realização da Conferência Estadual é fruto de um processo de mobilizações de comitês municipais e distritais e de organismos de base, em todo o estado. Havia uma meta inicial de envolver 200 municípios, mas o resultado superou as expectativas: cerca de 230 comitês municipais baianos estiveram engajados e elegeram cerca de mil delegados e delegadas e suplentes para a etapa estadual.
Entre os 230 municípios que realizaram conferência, estão a capital, Salvador, e os outros nove maiores e mais populosos do estado. Um balanço da Secretaria Estadual de Organização aponta que a preparação da Conferência do PCdoB-BA mobilizou cerca de 8 mil filiados e um total de 10 mil pessoas estiveram envolvidas – incluindo os não-filiados.
Nesta edição, o mote da Conferência do PCdoB-BA é ‘defender a democracia e vitória eleitoral em 2020’. A intenção da mensagem é mobilizar a militância comunista a intensificar a luta contra o governo do presidente Bolsonaro e de aliados, como o prefeito da capital, ACM Neto (DEM), e construir, nas próximas eleições municipais, candidaturas capazes de ampliar a presença do partido na Bahia.
No encontro estadual, também serão discutidos os projetos eleitorais já definidos pelos municípios, alguns com pré-candidaturas a prefeito/prefeita já aprovadas, como no caso de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro e Vitória da Conquista, por exemplo. Na capital, o maior e mais importante município do estado, os comunistas aprovaram, durante a conferência municipal, a pré-candidatura a prefeita da deputada estadual Olívia Santana.
Somente os delegados e as delegadas eleitos nas conferências municipais têm direito a voz e voto, mas o acesso ao evento é aberto a todos. A Conferência Estadual do PCdoB também será transmitida ao vivo por meio das redes sociais do partido – Facebook (facebook.com/partidocomunistadobrasilnabahia) e no Instagram (@PCdoB_Bahia_65).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados