Notícia

PCdoB e PP discutem lançar chapa majoritária única em Salvador

16 junho, 2020

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Progressista (PP), ambos de Salvador, estão discutindo a formação de uma aliança democrática e social para lançar uma chapa majoritária única nas próximas eleições municipais. Do lado comunista, o nome da deputada estadual Olívia Santana é consenso; entre os progressistas, o destaque é para o deputado estadual Niltinho Bastos.
O presidente do Comitê Municipal do PCdoB, Jurandir Júnior, e o presidente do PP, Joca Soares, participaram juntos de uma entrevista à rádio Cultura e explicaram que o momento é de promover discussões sobre o melhor para a capital baiana. Segundo Jurandir, as conversas do PCdoB se dão com todas as forças políticas, mas algumas delas têm apresentado mais afinidades em torno do projeto, e o PP é uma delas.
“No momento estamos debatendo alternativas para a cidade e ficaremos felizes em caminhar juntos nessa trajetória. Salvador é uma cidade em que a maioria das pessoas vive em bairros populares e em condições questionáveis de dignidade. Entendemos que há muito o que ser feito, especialmente em relação ao desemprego que encontraremos no pós-pandemia, que resultará em uma população muito mais carente e será necessário um projeto alternativo que consiga atender a todas e todos”, disse o presidente do PCdoB em Salvador.
Joca, por sua vez, lembrou o cenário mundial e destacou a importância da política representativa. “Olívia é uma bela candidata, especialmente neste momento que discutimos o racismo no mundo. Estamos conversando e fazendo alguns questionamentos. Um deles é como que os Estados Unidos, com 16% de população negra, conseguem eleger um presidente negro e aqui na Bahia, que somos maioria, não podemos eleger Olivia? Há estes questionamentos e o momento é de se discutir estes assuntos”, finalizou.
Mulher negra e com experiência na gestão pública, Olívia Santana é deputada estadual, foi duas vezes eleita vereadora da capital baiana e possui passagens pelas secretarias municipal de Educação; estadual de Trabalho e Esportes e de Políticas para as Mulheres. Além disso, Olivia destacou-se pela militância nos movimentos estudantis, sociais e negro.
Niltinho Bastos é um jovem deputado que na Assembleia Legislativa do Estado é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e titular da Comissão de Saúde e Saneamento.
 
Com PCdoB/Salvador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados