Notícia

PCdoB: Mais de cem mil mortos e Bolsonaro reitera conduta criminosa

10 agosto, 2020

“A tragédia nacional” alcançada pelo país no último sábado (08/08), com o registro de mais de cem mil mortes contabilizadas pela covid-19,  é destacada em nota assinada pela presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, e pela líder da legenda na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC). O documento ressalta a conduta reiteradamente criminosa do presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua responsabilidade para que o país chegasse neste inédito resultado.
“A nação brasileira nunca em sua história perdeu, em curto período de tempo, um número tão elevado de vidas”, diz um trecho da nota. Ainda segundo o texto, os dados não expressam a dimensão do sofrimento e o tamanho da dor das famílias e do luto de quem perdeu um ente querido. Para os comunistas, o momento é de pesar e solidariedade aos familiares das vítimas. “As famílias perderam pessoas amadas. O Brasil perdeu vidas preciosas. (…) É hora de homenagear e honrar o legado dos brasileiros e brasileiras que morreram pela Covid-19”.
O documento ressalta ainda que, mesmo diante do enorme número de mortos, o presidente do Brasil “reitera a conduta irresponsável” que vem tomando desde o início da pandemia e que é também “criminosa, indigna de um chefe do Estado brasileiro”.
Confira abaixo a íntegra:
Mais de cem mil mortos! E Bolsonaro reitera conduta criminosa
A ultrapassagem da marca de mais de cem mil mortos pela pandemia do novo coronavírus e também de mais de três milhões de infectados é uma tragédia nacional de proporção inédita. A nação brasileira nunca em sua história perdeu, em curto período de tempo, um número tão elevado de vidas.
Os números, todavia, não conseguem dimensionar o tamanho da dor, do sofrimento, do luto. As famílias perderam pessoas amadas. O Brasil perdeu vidas preciosas. O momento é de pesar e solidariedade às famílias das vítimas. É hora de homenagear e honrar o legado dos brasileiros e brasileiras que morreram pela Covid-19.
Milhares dessas vidas poderiam ter sido salvas se o Brasil tivesse um governo comprometido com o povo. Mas o presidente Bolsonaro reitera a conduta irresponsável que adotou desde o início da pandemia. Uma conduta criminosa, indigna de um chefe do Estado brasileiro. E se mostra alheio, indiferente, ao luto das famílias.
Bolsonaro nega a gravidade da doença e incentiva o descumprimento das normas sanitárias. Atrasa, corta e sabota as medidas aprovadas pelo Congresso Nacional, como o auxílio emergencial; o socorro às micro, pequenas e médias empresas para conter a onda de falências; e a ajuda aos estados e municípios. E o Ministério da Saúde retém os recursos; apenas cerca de 30% foram executados no combate à Covid. São medidas que poderiam proteger a vida das pessoas, garantir a sobrevivência dos mais necessitados e proteger empresas, empregos e salários.
Essa escalada de mortes precisa ser contida. A doença deve ser controlada. Além da persistência nas medidas sanitárias, é urgente realizar testagem, rastreamento de contato e isolamento. E o SUS precisa urgentemente de mais recursos. A economia deve ser reativada com investimentos públicos, com a retomada das obras públicas e com auxílio direto às micro, pequenas e médias empresas para que possam gerar emprego e renda.
O criminoso governo Bolsonaro precisa ter um fim.
As forças democráticas, os movimentos de frente ampla, o Congresso Nacional e outros Poderes da República, os governadores e prefeitos, as entidades representativas da sociedade, as centrais sindicais e os movimentos sociais precisam unir suas ações, aumentar os esforços para fazer o país mudar de rumo, superar a crise, salvar vidas, preservar a democracia e retomar o crescimento econômico.
Fora, Bolsonaro!
Em defesa da vida, da democracia, do emprego!
Brasília, 8 de agosto de 2020
Luciana Santos – Presidenta do Partido Comunista do Brasil-PCdoB
Deputada Federal Perpétua Almeida – Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados