Notícia

PCdoB terá candidatura própria para o Palácio Tomé de Souza em 2020

2 maio, 2019


O PCdoB Salvador reuniu seus membros (dia 23) e aprovou resolução que confirma a participação do partido com candidatura própria para a disputa da prefeitura municipal nas eleições de 2020.
O Partido considera que o modelo de gestão atual da cidade está esgotado, aprofundou as desigualdades sociais e é inapetente em buscar novas alternativas econômicas para gerar emprego e renda para a população. Considera ainda que o PCdoB tem amplas condições de liderar novamente a frente de oposição e conta com a legitimidade das expressivas votações na cidade nas últimas eleições, além de ter mandatos de destaque nas Casas Legislativas, apoio dos movimentos sociais e é exemplo de gestão nos cargos que ocupou e ocupa na gestão pública. A sigla pretende apresentar este pleito aos Partidos de oposição e ao governador Rui Costa, responsável por obras estruturantes e projetos sociais que têm mudado a paisagem física e social de Salvador.
De acordo com Everaldo Augusto, presidente do comitê municipal, a sigla possui nomes preparados e projetos para Salvador.  “O PCdoB está com capital político que vem desde a candidatura de Alice Portugal, em 2016, e as expressivas votações dos nossos deputados e deputadas estaduais e federais em 2018, que colocaram Alice e Olívia Santana em posições de destaque. Dois nomes que são citados naturalmente na cidade quando o assunto é disputa para a gestão municipal”.
Everaldo complementou com críticas ao gestor municipal, que considera aliado número um de Bolsonaro. “O prefeito está mais preocupado em apoiar a reforma que destrói a Previdência do que com a cidade. A vida está demonstrando que ele erra em apostar todas as fichas na realização de festas e obras pontuais na cidade, como estratégia de governo. O resultado está aí, todas as pesquisas colocam Salvador em destaque com os piores indicadores do país, quem duvidar basta ver as crianças sem matrícula na rede escolar municipal, os postos de saúde sem profissionais e sem remédios, os ônibus velhos e caros, o nada honroso título de campeã de desemprego, para ficar só em alguns itens”.
E sinalizou para os próximos passos. “Vamos iniciar os debates internos sobre pré-candidaturas capazes de aglutinar ampla frente pela reconstrução de Salvador e de apresentar projetos e alternativas para superar os impasses históricos vividos pela cidade. Vamos conclamar a militância e filiados a participar dos debates, palestras e atividades de rua que percorrerão os bairros da cidade debatendo com a população as questões centrais de um programa que resgate a cidadania, promova a inclusão social e coloque a população no centro das prioridades da gestão municipal.”, finalizou.
 
Confira a íntegra do documento:
 
PCDOB TERÁ CANDIDATURA PRÓPRIA EM SALVADOR EM 2020
O Comitê Municipal do PCdoB de Salvador, reunido no dia 23 de abril deste ano, avaliou o momento político e a sucessão na Prefeitura da cidade que ocorrerá em 2020 e aprovou a presente resolução:
Considerando o significado da vitória das forças progressistas, democráticas e populares nas eleições de 2020 para por fim ao desmonte da nação, para defender a democracia e parar os ataques aos direitos dos trabalhadores;
Considerando a importância das eleições de 2020 na cidade de Salvador, cujo prefeito atual, aliado e cúmplice do governo Bolsonaro, faz uma gestão envolvida em seguidos escândalos de corrupção subserviente ao poder econômico e responsável pelo sucateamento dos serviços públicos;
Considerando a ampla possibilidade de vitória em Salvador do campo dirigido pelo Governador Rui Costa, responsável pelas obras estruturantes de encostas, mobilidade urbana, saúde e de trabalho e renda para a juventude;
Considerando que o poder público municipal demonstra descompromisso em oferecer para a cidade alternativas de geração de emprego e renda através da economia criativa, do empreendedorismo, da exploração da indústria náutica e do turismo sustentável;
Considerando que o PCdoB — pelos mandatos parlamentares da legenda,  pelos resultados eleitorais, pela experiência de gestão e pela representatividade de ser direção de importantes movimentos sociais — tem legitimidade e condições políticas de se apresentar à população como alternativa para dirigir a prefeitura da cidade;
DECIDE:
1- Anunciar para a sociedade, para os partidos que compõem a base do governador Rui Costa e para os movimentos sociais, que apresentará candidatura própria para a disputa da prefeitura municipal nas eleições de 2020.
2- Iniciar debate interno sobre pré-candidaturas capazes de aglutinar ampla frente pela reconstrução de Salvador  e de apresentar projetos e alternativas para superar os impasses históricos vividos pela cidade.
3- Conclamar a militância e filiados a participar dos debates, palestras e atividades de rua, que percorrerão os bairros da cidade debatendo com a população as questões centrais de um programa que resgate a cidadania, promova a inclusão social e coloque a população no centro das prioridades da gestão municipal.
4- Iniciar no mês de maio a inscrição de pré-candidaturas de vereador, a partir da manifestação pessoal do interessado, da comprovação de filiação, do cumprimento dos deveres estatutários e da exposição de motivos que explicite sua decisão de concorrer ao pleito de 2020.
Comitê Municipal PCdoB de Salvador
Salvador, 23 abril de 2019.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados