Notícia

Por conta de cortes do MEC, UFSB suspende limpeza e ar-condicionado

21 agosto, 2019

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou a suspensão na compra de itens de limpeza e retirada dos equipamentos de ar-condicionado das salas dos campus, após o contingenciamento de recursos, anunciado em maio deste ano pelo Ministério da Educação (MEC). A UFSB foi a mais atingida pelo bloqueio de verbas do governo do presidente Jair Bolsonaro, com 54% de recursos contingenciados.
Com o desligamento do ar-condicionado, a instituição deve evitar possíveis cortes de energia por falta de pagamento. Além dos itens de limpeza, também tiveram suspensas as compras de carteiras e quadros, e as viagens de alunos para atividades acadêmicas.
Ainda foram interrompidas as reformas e manutenções dos imóveis, além da construção de novas salas de aulas. Segundo a universidade baiana, a medida foi tomada depois do dia 5 de agosto, quando a universidade recebeu cerca de 6% do custeio discricionário, equivalente a R$ 868.927.
Recentemente, a instituição já havia anunciado a redução de 30% nos gastos com pesquisa. A UFSB tem campus nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
 
Com Bahianoar

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados