Notícia

Professores são agredidos por guardas municipais durante protesto

7 agosto, 2018


Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Salvador foi agredido por guardas municipais, na manhã desta terça-feira (07/08), durante uma manifestação em frente à Secretaria de Educação do município, na Avenida Garibaldi. Na tentativa de dispersar o protesto, os guardas usaram spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e até apontaram armas para os educadores.
A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (Aplb), Elza Melo, contou a jornalistas que a ação da guarda municipal foi arbitrária. “Foi um episódio terrível. Nós estamos fazendo um movimento pacífico, de luta, e, de repente, chegou aqui uma tropa da Guarda Municipal, que se exaltou, abusou do poder, jogou bomba de gás lacrimogêneo para cima da gente, apontou arma para nós, inclusive para a cabeça de uma professora”, disse.
Elza Melo comparou a ação à repressão aos movimentos sociais que acontecem em períodos ditatoriais. “Nós condenamos esta arbitrariedade. Isso acontecia na época da Ditadura Militar, quando os trabalhadores se levantavam para brigar pelos seus direitos”, completa.
Os professores da rede municipal estão em greve por tempo indeterminado desde o último dia 11 de julho. A categoria pede reajuste salarial de 6,5%, além de outras reivindicações, como plano de carreira, mas a Prefeitura, através da gestão do prefeito ACM Neto, não tem dialogado, segundo a APLB.
Assista a um vídeo da ação:
https://www.facebook.com/aladilcesouza/videos/1840278286062396/?hc_ref=ARR5rBsNzNMaNDombrZT8IoYIYtfYre41gtaHgAuQduqTjbM952ubYPtWmtsQVQV4Es

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados