Salvador Carvalho: Somos ciência e consciência no controle do COVID-19

Acredito sim, que exista uma forma de tentar prevenir mortes por Corona vírus e também salvar a economia, ainda que, mesmo com perdas econômicas inevitáveis em todo mundo,  acho muito irresponsável por parte do presidente simplesmente mandar o povo voltar a trabalhar, jogando todos no abismo e vendo quantos sairão de lá com vida. Não vejo nenhum comprometimento dele com a vida das pessoas, algo que está garantido no art 05 da Constituição Federal.  Só vejo comprometimento dele com os mais ricos e seus lucros.

O mundo está mobilizado para o isolamento social, isso é consenso, uma recomendação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Será que o mundo todo está errado e apenas o presidente do Brasil correto?

“Estamos convocando todos os países e indivíduos para fazerem tudo o que puderem para pararmos a transmissão”, afirmou o diretor-geral da OMS.

Enquanto isso,  nos  EUA o presidente Trump vai dar um cheque de 1000 dólares para uma parcela das pessoas afetadas, aqui a solução é mandar o povo voltar a trabalhar.

Minha opinião é que para tentar salvar a economia, ele deveria pegar os mais de 300 bilhões de dólares de reservas que temos em caixa do governo federal, colocar nos bancos públicos para financiar os pequenos e médios empresários a juros zero. Garantir um fundo bancado pelos bancos privados para investir em trabalhadores autônomos e, por último,  garantir dentro dos programas sociais cestas básicas para os mais pobres, que vão sofrer com tudo isso.

Mas não, ele só pensa em criar intrigas com os meios de comunicação, para manter seu eleitorado já pensando em 2022, atacando a imprensa insanamente. Sem reconhecer que nesse momento os meios de comunicação são armas importantes em combate ao COVID 19, são eles que levam informações relevantes a toda população.

Não consegue apresentar um projeto econômico para sair dessa crise e ainda atrapalha as ações dos governadores. Nossa sorte se chama Ministério da Saúde, que vem mantendo  ações sanitárias dentro do possível para combater a pandemia.

Vamos continuar seguindo o que diz os estudos científicos, porque somos homens e mulheres de ciências e consciência e que pensamos no bem comum.

 

Salvador Carvalho é médico de Família e Comunidade e membro da Rede de Médicos e Médicas Populares.

Textos Relacionados
Deixe seu recado