Notícia

Salvador terá caminhada de retorno dos heróis da Revolta dos Búzios

7 novembro, 2019

Como parte da programação do Novembro Negro, será realizada, nesta sexta-feira (08/11), em Salvador, a Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios, saindo da praça da Piedade em direção à praça Municipal, a partir das 13h. A atividade celebra a luta daqueles que se rebelaram em busca da Independência do Brasil e pelo fim da escravidão.
Considerados como heróis, os quatro líderes da Revolta dos Búzios, Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino foram executados em 08 de novembro de 1799, quando deixaram a antiga Cadeia Pública, onde hoje funciona Câmara de Vereadores.
A condenação foi pela tentativa de organizar um levante que pretendia declarar a Independência e proclamar uma República Democrática, livre da escravidão. Somente em 2011, os quatro líderes da Revolta dos Búzios foram oficialmente incluídos no Livro dos Heróis da Pátria, situado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
A caminhada, que terá a participação dos blocos afros, entidades do movimento negro, grupos de cultura, de arte e do movimento social, será a oportunidade de simbolicamente trazer a memória dos mártires e contar para futuras gerações a importância do povo negro na conquista pela liberdade do país.
Para celebrar a memórias dos heróis, a convocação é que todos vistam branco. No fim, será realizada uma Sessão Especial na Câmara dos Vereadores de Salvador.
 
 
Fonte: Sindicato dos Bancários

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados