Notícia

Setre comemora 50 anos de trabalho por uma Bahia melhor

19 outubro, 2016

 
Para comemorar 50 anos de existência, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) está trabalhando cada vez mais por uma Bahia melhor. Com a missão de promover o trabalho decente, o emprego, renda, artesanato, o esporte e a emancipação das Pessoas com Deficiência (PcD), a Setre preparou uma semana de intensa programação.
O secretário Álvaro Gomes destaca que “nesse meio século de existência a Setre esteve presente em diversos acontecimentos importantes da Bahia, atuando de forma engajada e comprometida com as ações ligadas à área social e na promoção do esporte como fator de inclusão social e desenvolvimento humano”.
PAINEL
Com trajetória iniciada em 11 de abril de 1966, a Setre começa, nesta quinta-feira 20, o ciclo de festividades com a inauguração de um painel de assinaturas em homenagem aos seus servidores. Na sexta-feira 21, as “Políticas Públicas para uma Bahia melhor” serão apresentadas no Seminário do Cinquentenário.
O evento, no Centro de Operações e Inteligência de Segurança Publica 2 de Julho, no CAB, terá entre os participantes o professor e doutor em  sociologia Jessé Souza, autor de vários livros, sendo o mais recente “A Radiografia do Golpe”. Ainda na programação, a Setre promove neste sábado 22, uma caminhada a partir das 7h30, no Parque da Cidade, envolvendo todos os servidores.
GALERIA
Semana seguinte, as atividades recomeçam segunda-feira 24, às 15 horas, com a inauguração da galeria de fotos de secretários do Trabalho da Bahia. A solenidade terá a presença de ex-secretários e familiares daqueles que já faleceram.  Na terça-feira 25, às 9 horas, será prestada uma homenagem aos atletas, técnicos e árbitros baianos, que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016. Todos serão agraciados com medalha.
SURGIMENTO
Nascida Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), a partir de uma reforma administrativa do governador Lomanto Júnior, a Setre tinha como metas iniciais preparar mão de obra para o Centro Industrial de Aratu (CIA) e atender às obras do aterro de Alagados.
Posteriormente, a Setrabes desenvolveu uma série de políticas públicas voltadas às comunidades de baixa renda, quando surgiram os primeiros programas sociais desenvolvidos para a população dos Centros Sociais Urbanos (CSU) espalhados em bairros periféricos da capital e do interior.
Pessoas com Deficiência (PcD), jovens e apoio ao turismo e ao complexo automotivo eram foco constante das ações da extinta Setrabes. Fortaleceu o artesanato e a habitação popular e apostou, ainda, na qualificação profissional; na assistência ao trabalhador e ao menor, além da criação do Seguro-Defeso para os pescadores.
VALORIZAÇÃO
Já como Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras), o foco de trabalho foi voltado à atenção ao servidor, valorização do funcionalismo e a gestão humanizada. Nos últimos anos, a Setre tem realizado a promoção do trabalho e lazer dos baianos.
A transição governamental, em 2006-2007, possibilitou a implantação, por exemplo, da Superintendência de Economia de Solidária. Neste espaço de tempo, o Governo do Estado criou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que incorporou da antiga Setras, a Superintendência Social.
A partir daí, o fator trabalho passou a ter maior relevância, assim como o esporte. Na área do trabalho, há que ser valorizada a implantação da Unidade Modelo do SineBahia, em Salvador, que se transformou, em pouco tempo, na maior empresa pública de Recursos Humanos da Bahia, sendo admirada e reconhecida dentro e fora do país.
SUCESSO
O sucesso da unidade modelo – que hoje tem duas similares em Jequié e Itabuna – está na metodologia que integra a intermediação, qualificação e habilitação e Seguro-Desemprego.
A partir de parcerias com diversas instituições e secretarias de Estado, a Setre construiu a Agenda Bahia do Trabalho Decente. Hoje, uma referência entre as agendas subnacionais, conforme informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Na área de Economia Solidária, o crescimento do setor se consolida a cada ano, a partir da criação dos Centros Públicos que oferecem diversos serviços gratuitos aos empreendimentos: com ajustes no programa de microcrédito estadual (Credibahia) e fortalecimento de conselhos estaduais, como o de Cooperativismo.
SECRETÁRIOS
Até hoje, 17 titulares dirigiram a Setre: Bernardo Spector, Renato Medeiros Neto, Maria Ivete Oliveira, Rafael Oliveira, Noélio Spínola, Antônio Barreto, Jabes Ribeiro, Arthur Renato Brito de Almeida, Arnaldo Fraga, Antônio Rodrigues, Heraldo Rocha, Ridalva Figueiredo, Roberto Muniz, Jardivaldo Batista, Eduardo Santos, Nilton Vasconcelos e Álvaro Gomes.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados