Notícia

Sindicato dos Professores da Bahia pede na Justiça a suspensão do Enem

13 maio, 2020

A APLB-Sindicato, que representa os professores da Bahia, ajuizou uma ação pedindo a suspensão do calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por conta das incertezas trazidas pela pandemia do coronavírus. O objetivo da ação civil pública protocolada, segundo a entidade, é de garantir igualdade de condições para que alunos da rede pública e privada realizem a prova.
“A nossa preocupação é com a Educação como um todo e os impactos que a manutenção desse calendário pode ter sobre os estudantes da rede pública em nosso estado. Grande parte deles não possui acesso à internet. Portanto, já começam com uma desvantagem muito grande em relação os alunos das escolas particulares”, disse o diretor jurídico da APLB, Weslen Moreira.
As datas das provas presenciais foram mantidas para os dias 1º e 8 de novembro deste ano e, pela primeira vez, o Enem será realizado em formato digital, nos dias 11 e 18 de outubro. No entanto, os candidatos terão que comparecer ao local de realização da prova, pois não será permitido o uso de computador próprio.
Para Rui Oliveira, coordenador geral do sindicato, o Enem foi criado para beneficiar, principalmente, estudantes de baixa renda, viabilizando o acesso dos mesmos ao ensino superior. “Portanto, é injusto que o INEP não contemple as especificidades de todos os envolvidos nesse processo”, disse.
 
Com Ascom/ APLB

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados