Notícia

Supremo notifica ministro da Educação por ofensas à UNE

9 janeiro, 2020

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, determinou que um oficial de Justiça notifique o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que este se manifeste em até 15 dias sobre críticas proferidas por ele à União Nacional dos Estudantes (UNE). Em dezembro, a UNE recorreu à Corte pedindo que Weintraub prestasse esclarecimento sobre as ofensas dele à entidade nas redes sociais no ano passado.
A UNE alega que o ministro “iniciou verdadeira batalha pessoal contra as entidades estudantis, em especial à UNE, notadamente em virtude de sua discordância que assume em seu posicionamento político e administrativo”. Entre as declarações do ministro estão falas como: “Por que algumas pessoas são contra a carteirinha digital? Porque a UNE ganha R$ 500 milhões por ano fazendo isso. A gente vai quebrar mais uma das máfias do Brasil, tirar R$ 500 milhões das mãos da tigrada da UNE”.
De acordo com a entidade estudantil, “o uso das expressões ‘máfia’ e ‘tigrada’ possuem evidente sentido pejorativo”. Em agosto, numa entrevista à revista Época, o presidente da UNE, Iago Montalvão, já alertava para a postura agressiva do ministro da Educação: “Ele usa a mesma estratégia do Bolsonaro, que é de dialogar apenas com a própria bolha. Apesar de um aparentemente republicanismo, na internet eles são muito agressivos, estimulando ódio da população, que é muito preocupante”.
Do Portal Vermelho

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados