Notícia

Unegro comemora 30 anos de ativismo com sessão especial na Câmara

10 agosto, 2018


Com o objetivo de celebrar os 30 anos de atuação da União de Negros pela Igualdade (Unegro) na construção de uma sociedade brasileira mais justa e igualitária, o vereador Sílvio Humberto (PSB) promoveu sessão especial na Câmara Municipal, na noite da última quarta-feira (8). O evento reuniu militantes do movimento negro, que lotaram o Plenário Cosme de Farias.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) ocupou a presidência da mesa durante o discurso de saudação de Sílvio Humberto. Ela se disse emocionada em participar do evento, lembrando que também foi fundadora da Unegro, tendo assinado a ata de constituição da entidade.
A socióloga e presidente nacional da Unegro, Ângela Guimarães, falou dos avanços e retrocessos da luta, destacando que “o golpe político provocou o desmonte do pouco de políticas afirmativas que conseguimos”. A presidente estadual, Sirlene Assis, disse que a luta é por “um país mais fraterno, em que a cor da pele não seja determinante para saber quem vai viver ou morrer”.
A jornalista e youtuber Maíra Azeveda, a popular Tia Má, afirmou a importância dos negros ocuparem todos os espaços de poder: “Foi na Unegro que aprendi a me rebelar todos os dias e a ser uma mulher preta em qualquer lugar que eu estiver”.
Zumbi e Dandara
Compuseram a mesa da sessão e saudaram a data, ainda, as secretárias estaduais de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, e de Política para Mulheres, Julieta Palmeira; a secretária nacional de Combate ao Racismo do PCdoB, Olívia Santana; Elias Sampaio, conselheiro do Bloco Afro Olodum; Padre Lázaro Muniz, pároco das igrejas de Nossa Senhora D´Ajuda e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; e o diretor-geral do Movimento Negro Unificado, Edmilton Cerqueira.
O mestre Adailton Poesia e a Banda Tambores de Búzios apresentaram o Canto dos 30 anos da Unegro, formando um grande coral com dezenas de militantes da entidade, repetindo o refrão “Herança quilombola de Zumbi e de Dandara”. Apresentaram-se em homenagem à Unegro, ainda, Ronald Alagan, que executou o Hino da África; Brena Elem (Visionárias) e Rita Pinho (Garimpeira da Cultura, que recitaram poesias; Lívia Ferreira e Sandro Sussuarana, que fizeram uma intervenção poética; e o grupo As Nzingas, do Calabar.
Homenageados
Placas comemorativas à data foram entregues a 13 personalidades que fizeram parte da história da entidade: o cantor e compositor Adailton Poesia; Vovô do Ilê Aiyê (representado por Edmilson Lopes); Antônio do Carmo, primeiro presidente da Unegro; Edmilton Cerqueira (MNU); Jerônimo Silva Júnior, secretário de Combate ao Racismo da CTB/BA; Jucy Silva, diretora da Stive Biko; Jussara Santana, produtora cultural da Aspiral do Reggae; Marilene Nascimento, da Escola Comunitária Luísa Mahin; Maura Cristina, coordenadora do MSTB/BA; Olívia Santana, primeira mulher presidente estadual e nacional da Unegro; Tereza do Espírito Santo, fundadora da entidade; Vivian Carolina, coordenadora da Didá; e Naira Gomes, coordenadora da Marcha do Empoderamento Crespo.
 
Fonte: Ascom/ Câmara

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados