Notícia

Unegro promove 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares

19 novembro, 2019


 
Nesta quarta-feira, dia 20, às 8h, acontece a 11ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. A atividade é promovida pela União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), em parceria com entidades do movimento social e o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), e é parte da programação do Dia Nacional da Consciência Negra.
A tradicional lavagem será na Praça da Sé, onde está localizada a estátua de Zumbi dos Palmares, um dos mais importantes símbolos da resistência negra no Brasil. Antes disso, acontece a concentração na sede da Unegro, às 7h, na Rua Frei Vicente, 13 – Pelourinho, de onde sai o cortejo com destino à Praça da Sé.
“Esse ano o tema da Lavagem é ‘Em Defesa da Vida da População Negra: Contra a Política de Morte do Governo Bolsonaro’ para denunciarmos as políticas  genocidas promovidas por este governo que tem resultado no aumento da fome, miséria e desemprego, destruição do patrimônio nacional, do meio ambiente e dos direitos trabalhistas e sociais, como a previdência pública, bem como o aumento da violência letal que vitima preferencialmente mulheres e jovens negros”, destaca a presidenta da Unegro, Ângela Guimarães.
Após a lavagem, haverá apresentação da Banda Didá e ABC do Samba, ambas compostas somente com mulheres. A Tambores de Búzios também anima o evento.
 
Serviço:
O que: 11ª Lavagem Estátua Zumbi dos Palmares.
Onde: Praça da Sé – Centro Histórico.
Quando: 20 de novembro (quarta-feira).
Horário: 8h.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados