Notícia

Unegro promove debate sobre os rumos das ações afirmativas no Brasil

13 setembro, 2019

O evento é aberto ao público


“Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban”. Esse é o tema do debate que será realizado no próximo dia 17 de setembro, terça-feira, às 17h, no Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA (Rua Gen. Inocêncio Galvão, 42, Dois de Julho). A atividade, de iniciativa da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), tem o intuito de destacar a importância das ações afirmativas e da luta de resistência às tentativas de desmonte destas políticas no Brasil.
De acordo com Ângela Guimarães, presidenta nacional da Unegro, o evento ainda lembra a III Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que aconteceu em Durban, na África do Sul, em 2001. “A conferência foi um marco no adensamento do debate sobre a adoção de políticas de reparação de injustiças históricas provocadas pelo longo processo de colonialismo e escravidão que vitimaram, especialmente, a população negra e indígena brasileiras. No atual contexto político, é fundamental o fortalecimento da consciência sobre a pertinência de políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial”, afirma Ângela.
A atividade, que é aberta ao público, contará com as presenças de Gilberto Leal, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen); e da pedagoga e deputada estadual Olívia Santana, ambos participantes da Conferência de Durban em 2001. Também participarão a psicóloga e pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Cássia Maciel; e a presidenta nacional da Unegro, a socióloga Ângela Guimarães. As inscrições para o acesso serão feitas no local.
Serviço
O que: Debate “Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban.”
Quando: 17 de setembro (terça-feira), às 17h.
Onde: Auditório do Centro de Estudos Afro Orientais da UFBA (Rua Gen. Inocêncio Galvão, 42. Dois de Julho).
Informações: Unegro

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados