Notícia

Vereadora do PCdoB concede medalha Zumbi dos Palmares a Roger Machado

3 dezembro, 2019

A Câmara Municipal de Salvador homenageará o técnico do Bahia, Roger Machado, com a Medalha Zumbi dos Palmares e com o título de Cidadão Soteropolitano. As honrarias foram propostas, respectivamente, pela vereadora Aladilce (PCdoB) e pelo presidente da Câmara, o vereador Geraldo Jr. (SD).
A solenidade de entrega acontecerá na próxima sexta-feira (06/12), às 18h, no plenário Cosme de Farias, aberta ao público. De acordo com Aladilce, a entrega da medalha é justificada pela contribuição do treinador no enfrentamento ao racismo e por sua representatividade no meio esportivo.
“Ao denunciar a estrutura racista do nosso país, de uma forma tão embasada, Roger acabou levando esse debate para um ambiente popular que é o futebol, dando grande visibilidade a um tema pouco discutido no país que é o racismo institucional e estrutural”, afirma Aladilce.
A vereadora se refere à entrevista concedida por Roger em outubro desse ano, após o jogo do Bahia contra o Fluminense, treinado por Marcão. Os técnicos das duas equipes são os únicos negros na séria A do campeonato brasileiro. Ao ser questionado sobre esse fato, Roger trouxe elementos históricos da estruturação racial no Brasil.
“A estrutura social é racista. Nós precisamos sair da fase da negação de que não existe racismo no Brasil”, afirmou o treinador durante a entrevista coletiva. Diante da repercussão nacional, Roger afirmou ter se surpreendido por “estar falando o óbvio”.
O treinador, que é natural de Porto Alegre (RS), também afirmou estar agradecido pelas homenagens que receberá da Câmara Municipal de Salvador e destacou que morar na Bahia foi fundamental para reforçar sua reflexão sobre o racismo e assumir um posicionamento público sobre essa questão.
 
Fonte: Ascom/Aladilce

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados