Notícia

XVI Encontro Nacional ABET começa hoje (3) e aborda Reformas Trabalhistas

3 setembro, 2019

De hoje (3) até o dia 6 de setembro acontece o XVI Encontro Nacional ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho), que tem como tema principal Reformas Trabalhistas. A escolha deste assunto se dá por conta das mudanças que ocorreram ao redor do mundo, com ênfase no caso brasileiro – cuja Reforma entrou em vigor em novembro de 2017. As atividades do Encontro ocorrerão, principalmente, no campus de São Lázaro, com programação no Salão Nobre da Reitoria, na Escola Politécnica e na Faculdade de Direito. Dentre alguns dos tópicos do evento, serão discutidos assuntos como as “novas” formas de organização do trabalho, o ataque às normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, os acidentes de trabalho e outras formas de adoecimento.
A abertura contará com a conferência “A reforma trabalhista: o capitalismo de plataforma e a protoforma do capitalismo”, do professor da UNICAMP, Ricardo Antunes, e começará às 18:30h desta terça-feira, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.
Ao todo, serão doze mesas redondas e apresentações de pesquisas em cada um dos 15 grupos de trabalho: Trabalho, territórios e desenvolvimento; Regulação, políticas e instituições públicas do trabalho; Trabalho, desigualdade e pobreza; Reconfigurações do trabalho; Sindicalismo e ação coletiva dos trabalhadores; Relações de gênero, raciais e geracionais no trabalho; Trabalho análogo ao escravo: conceitos, manifestações e desafios na sociedade contemporânea; Trabalho e Educação; Trabalho e Saúde; Cultura, Identidade e Experiência social em meio às (re) configurações do mundo do trabalho; Emprego, estrutura ocupacional e rendimentos; Trabalho e Economia Solidária; Dinâmicas sociodemográficas e Trabalho; Tecnologia, gestão e processos de trabalho e História social do trabalho.
A conferência de encerramento “Trabalho: passado e presente. A divisão sexual do trabalho na crise” está agendada para o dia 6 de setembro, às 18:30h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, e será ministrada por Helena Hirata, professora da Universidade de Paris VIII.
Confira a programação completa em: https://www.abet2019.sinteseeventos.com.br/

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados