Notícia

Evento reúne Frei Betto e Makota Valdina contra intolerância religiosa

18 janeiro, 2018

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) e o Centro de Educação e Cultura Popular (CECUP) realizam no dia 21 de janeiro (domingo), às 9h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o Diálogo Inter-Religioso com Makota Valdina e Frei Betto. As duas lideranças religiosa debaterão o tema “A Luta Contra a Intolerância Religiosa e a Arte da Convivência entre os Diferentes”.
Em celebração aos 10 anos de existência da lei que institui o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); e de Cultura (SecultBA), e também da Rebú Produções; da Universidade Federal da Bahia (UFBA); do TCA e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Depois do bate-papo, o encerramento contará com apresentações das cantoras Mariene de Castro e Flavia Wenceslau.
O 21 de janeiro
No ano de 2004, foi sancionada, em Salvador, a Lei Municipal nº 6.464, que instituiu 21 de janeiro como o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, por iniciativa da então vereadora Olívia Santana, do PCdoB. A conquista legislativa que se deu em homenagem à memória de Mãe Gilda de Ogum, líder religiosa do Terreiro Abassá de Ogum, e cuja autoria foi de Olívia Santana.
Em 5 de dezembro de 2007, o projeto municipal que institui o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi aprovado também no Congresso Nacional, por iniciativa do deputado federal Daniel Almeida, do PCdoB.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados