O Partido

 

 

 

 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um instrumento de transformação da sociedade. Expressa a vontade coletiva dos trabalhadores e defende em seu programa um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil. Com o entendimento de que o capitalismo é sinônimo de crise, exploração e violência, propõe como alternativa a construção de uma ação política consciente e organizada, tendo como desígnio uma nova sociedade, digna, justa, socialista.

O partido guia-se pela teoria marxista-leninista, adota como princípio o centralismo-democrático e organiza sua militância para a luta social e para a política transformadora. Seus militantes concentram-se em Organismos de Base (OBs), distribuídos em categorias (trabalho, moradia, estudo), onde o partido tem militância. Atuam em diversas frentes, como sindical, mulheres, juventude, negros, comunitário, cultural, esportivo, comunicação, LGBT’s, meio ambiente, paz mundial, entre outras.

Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil é o mais antigo do país em atividade. Passou por um processo de reorganização em 1962, adotando a sigla PCdoB, e, atualmente, busca constituir uma Frente Ampla, pela retomada da democracia e contra os retrocessos nos direitos dos grupos sociais historicamente oprimidos.

A Bahia sempre foi um importante núcleo estadual de atuação dos e das comunistas no Brasil, principalmente porque sempre ofereceu à causa grandes nomes, como Haroldo Lima, Loreta Valadares, Péricles de Souza, Renato Rabelo, Maurício Grabois, Carlos Marighela, Jorge Amado, entre tantos outros. Os atuais quadros seguem essa herança de força e luta, o que faz com que os mandatos comunistas da Bahia sejam, por exemplo, os mais destacados, atuantes e premiados.

O povo e a História da Bahia – esta marcada por intensas e importantes lutas populares, muitas das quais com o protagonismo dos e das comunistas – são um orgulho e uma grande fonte de inspiração para o PCdoB que se organiza no estado.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados