Notícia

PCdoB-BA reúne vereadores para debate e assistência aos mandatos

19 agosto, 2017

encontro vereadores
 
A Secretaria de Relações Institucionais do Comitê Estadual do PCdoB, através do dirigente Milton Barbosa, realizou, neste sábado (19/08), em Salvador, o 2º Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras, com o objetivo de debater a preparação para o 14º Congresso Nacional do Partido, marcado para novembro, e uma política de desenvolvimento para as cidades. A atividade aconteceu no Hotel Sol Bahia, em Patamares, e reuniu cerca de 65 vereadores, de 36 municípios.
Na oportunidade, os edis puderam discutir as teses do Congresso, que foram apresentadas pelo presidente estadual, deputado federal Davidson Magalhães, e expor demandas municipais. Os presentes tiveram a oportunidade de dialogar com dirigentes, parlamentares e militantes comunistas que estão à frente de cargos estratégicos no governo do Estado sobre o acesso a políticas públicas.encontro vereadores 2
Participaram do ato, além do presidente estadual, os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal; os deputados estaduais Fabrício Falcão, Bobô e Zó; as secretárias Julieta Palmeira (SPM) e Olívia Santana (SETRE), do governo do Estado; e a secretária estadual de Organização, Daniele Costa. Na mesa, os vereadores foram representados pela vereadora Nildma Ribeiro, do município de Vitória da Conquista.
Ao abrir o encontro, o presidente Davidson Magalhães explicou que há um esforço para alinhar as ações dos vereadores com as bandeiras históricas do PCdoB. “O vereador acaba sendo o porta-voz do partido em cada município e, por isso, esse encontro é para destacar a necessidade de um melhor alinhamento dos mandatos, com organização partidária, para que possamos dar um salto de qualidade”, disse.
Segundo a secretária Daniele Costa, a ideia é imprimir a identidade do partido em todos os espaços em que está presente, especificamente, nas câmaras legislativas municipais.  Nildma, representante dos vereadores, destacou a importância do encontro como uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o partido e com o fortalecimento das bases.
Combater o Golpe
O encontro serviu também para uma análise sobre as consequências do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A deputada Alice Portugal, que é líder do partido da Câmara Federal, trouxe um panorama da implantação, no Brasil, de uma agenda neoliberal e defendeu que é preciso denunciar a toda a população os desmontes de conquistas históricas que vem sendo feitos pelo presidente Michel Temer e aliados.
”O momento é difícil. É um momento inusitado da História porque, depois de um longo período de legalidade democrática, estamos sob a égide de um golpe. Nos municípios, talvez seja até difícil de explicar essa realidade de maneira clara e com cores vivas, porque os direitos estão sendo emagrecidos e as políticas públicas estão se dissolvendo”, disse.
O deputado Daniel Almeida tratou do que chamou de crise generalizada nas instituições e explicou que o objetivo do golpe era eliminar conquistas. “Querem sepultar a Constituição, os direitos sociais, trabalhistas, que nós conquistamos desde o Estado Novo, com as reformas trabalhista e previdenciária. O PCdoB está chamado a fazer esse enfrentamento”.
Iniciados pela manhã, os debates do 2º Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do PCdoB se estenderam durante todo o dia. A atividade também foi uma oportunidade de interação entre os próprios edis, que puderam trocar experiências sobre o exercício da vereança.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados