Notícia

PCdoB-Salvador abre Conferência com debates sobre a cidade e o país

14 outubro, 2017

O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador lotou o auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, na Federação, na noite desta sexta-feira (13/10), durante o ato político de abertura da Conferência Municipal, que é preparatória para as etapas estadual e nacional das formulações partidárias deste ano. Com o mote ‘Em defesa da cidade e do Brasil’, o encontro recebeu a presidenta nacional do Partido, a deputada federal Luciana Santos (PE).
A presidenta municipal, Olívia Santana, abriu o evento com  um balanço da gestão que encerra o mandato. Segundo ela, o trabalho foi ‘afirmativo e positivo’, com uma prioridade à ampliação das fileiras partidárias. Ela destacou, ainda, o desafio encarado nas últimas eleições de lançar, pela primeira vez, uma candidatura própria à prefeitura de Salvador, com Alice Portugal na cabeça da chapa de esquerda.
Também presente no encontro, a então candidata Alice Portugal, que é deputada federal, reforçou a importância da decisão de lançar candidatura majoritária própria no município, que, embora não tenha sido eleita, foi capaz de dialogar com a população. “Erguemos a voz contra o carlismo – grupo do atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM) -, contra o golpe, com amplitude e coragem”.
Na ocasião, Olívia Santana foi homenageada pela condução do comitê municipal cessante, e se emocionou, ao relembrar da trajetória que construiu no Partido, desde a militância no movimento estudantil, na década de 1980. “Tudo que sou hoje devo ao PCdoB. Foi no PCdoB que me valorizei como mulher. É empoderamento real”, disse a presidenta.
Davidson Magalhães, presidente estadual do Partido, também fez elogios ao comitê municipal cessante, principalmente pela superação da meta de recadastramento de filiados e filiadas no município, que passou de 1.200. “Esse é o PCdoB que não faz apenas o enfrentamento eleitoral. Vocês estão deixando um legado importante para o Partido”.
No ato político, além de Luciana Santos e da militância local, também estiveram presentes o secretário nacional de Formação, Adalberto Monteiro; os vereadores da capital, Aladilce Souza e Hélio Ferreira; o deputado federal Daniel Almeida; o presidente municipal do PT, Gilmar Santiago; a secretária de Mulheres do governo do Estado, Julieta Palmeira; além de representantes de movimentos sociais com atuação na capital.
O debate sobre o cenário nacional foi tratado por Luciana Santos, que relembrou o  impeachment da presidenta Dilma Rousseff, especificamente a atuação do PCdoB, que atuou na linha de frente da crítica ao processo, considerado uma fraude política e jurídica. Ela também apontou e criticou diversas medidas do governo do presidente Michel Temer que, segundo ela, comprometem significativamente o desenvolvimento do país.
Luciana ainda defendeu que “o golpe poderia ter sido evitado, se nós tivéssemos enfrentado as grandes reformas, como a reforma da comunicação, por exemplo”. Todavia, ela acredita que é preciso seguir defendendo as reformas e um governo democrático, eleito pelo povo. “Vamos defender com força que a saída é a democracia. Temos a convicção que esse país tem, sim, jeito. Faz escuro, mas eu canto (referência ao poema de Thiago de Melo)”.
Teses do 14º Congresso
Os debates foram retomados na manhã deste sábado (14), com a discussão das teses do 14º Congresso Nacional, marcado para acontecer em novembro. A apresentação do temário foi feita por dirigente nacional Adalberto Monteiro, que também teceu comentários sobre a dinâmica política no Brasil e no mundo, e sobre a organização partidária.
Para Adalberto, é possível sintetizar o núcleo do Congresso Nacional em: construção de uma frente ampla. “É preciso muita gente para tirar o Brasil do buraco que o colocaram. Precisamos juntar representantes de todos os setores e dizer que o Brasil é maior do que essa quadrilha que agora está no poder. Para isso, nós precisamos saltar barreiras”.
A Conferência Municipal do PCdoB segue durante todo este sábado e será encerrada à noite, com a eleição dos novos membros do comitê municipal.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados