Notícia

PCdoB-Salvador reúne esquerda por um projeto de gestão alternativa

7 maio, 2018



O PCdoB Salvador reuniu a militância, dirigentes, parlamentares e representantes dos movimentos sociais para discutir um projeto de gestão alternativa para a cidade. Com o tema: “Salvador, que território é esse? – Por um novo modelo de desenvolvimento”, o seminário aconteceu no sábado (5), na Faculdade Visconde de Cairu, e contou ainda com a presença do presidente municipal do PT, Gilmar Santiago, e do presidente do PSOL na Bahia, Fábio Nogueira.
A atividade teve como palestrante Juan Pedro Moreno, doutor em engenharia e professor do departamento de transportes e geodésia da UFBA.  Segundo o pesquisador, que apresentou um estudo sobre mobilidade urbana, há um paradoxo na cidade, que é pobre e, por falta de planejamento urbano, mantém a cultura do uso do automóvel.
“Um terço das viagens metropolitanas são feitas a pé e em condições inseguras. As pessoas idosas e as crianças não conseguem caminhar na cidade, e isso é uma injustiça. No mundo lá fora a revolução está em devolver a cidade ao pedestre. É preciso oferecer calçadas seguras, elevadores, planos inclinados e um melhor transporte público para que as pessoas tenham condições de se locomover sem a dependência do automóvel.”, destacou.
O presidente do PCdoB Salvador, Everaldo Augusto, que presidiu a mesa, falou da importância das discussões. “Salvador é historicamente pobre, segregada nos mais diversos aspectos sociais, e é importante fazer este debate para termos um diagnóstico que embase a nossa ação política. Precisamos ter opinião própria baseada em uma discussão sobre o local que atuamos para combater as ações desastrosas desta gestão, que privilegia grupos econômicos de empresários que incentivam o uso de automóvel.”, sinalizou.
A vereadora e vice-presidenta do Municipal, Aladilce Souza, criticou a falta de políticas públicas para reduzir as desigualdades. “Salvador é a capital do país com menor orçamento proporcional a população. Historicamente os governos não procuraram enfrentar esta questão. Não há proposta de desenvolvimento para corrigir estas distorções, que resultam em violência e mortalidade de jovens”.
Presente na atividade, a deputada federal Alice Portugal, que foi candidata a prefeita de Salvador em 2016, falou da importância da presença do professor. “Este evento é de grande importância, especialmente com a presença de um especialista da envergadura do professor Juan, que conhece as metrópoles, suas síndromes e suas características. E esse estudo específico sobre a Região Metropolitana vai enriquecer muito a nossa construção sobre esta matéria.”
Alice falou também do projeto do PCdoB para a cidade durante sua campanha pelo palácio Thomé de Souza. “Nosso programa foi construído a muitas mãos por meio de um processo de ausculta com vários movimentos sociais para a construção de um programa extremamente rico. E elegemos o “SIM” para Salvador porque a cidade vinha recebendo “NÃO” aos direitos fundamentais das pessoas. É uma cidade que não é nossa, é bipartida. Uma cidade onde os mais aquinhoados tem moradia segura e uma ampla parcela da população mora em ribanceira.”, completou.
Presidente do Sindicato dos Rodoviários da Bahia e vereador de Salvador, Helio Ferreira questionou a forma de contratação do sistema de transporte público e a destinação dos recursos. “Foi contratado através de outorga onerosa, quando deveria ser pela menor tarifa. Temos conhecimento que já foi pago mais de 90 milhões, e cadê esse dinheiro? Foi aplicado em quê no transporte? Foi para fazer as pracinhas, as festas em Salvador? E as pessoas? A mobilidade? Cadê as faixas exclusivas para o transporte público? São uma série de deficiências comparadas com outras capitais e o mais grave de tudo é que não se procura uma solução.”
O sociólogo e professor da Universidade Estadual da Bahia, Fábio Nogueira (PSOL), lembrou da necessidade de combater o estado burguês. “Temos que fazer uma reflexão sobre como governar em uma perspectiva popular e democrática dentro de um aparato de estado que é burguês e que nós não temos o controle efetivo do estado.”, ponderou.
Gilmar Santiago (PT) destacou a importância de unir a esquerda para encarar os desafios. “É fundamental para a esquerda que possamos caminhar juntos, e o primeiro desafio que temos é garantir partidos orgânicos, que tenham capacidade de se organizar de forma capilar. Vivemos em uma metrópole e é preciso que pensemos a cidade como um todo, mas é preciso também pensar cada território. E esse seminário é fundamental nesse sentido.”
Na ocasião, a campanha de filiação do partido foi lançada oficialmente. Intitulada: Junte-se ao PCdoB. Por uma Salvador melhor e mais justa!, o objetivo é garantir 500 novos comunistas até o mês de julho. De acordo com Jurandir Junior, secretário de organização do comitê municipal, a campanha é um instrumento de avanço e superação de dificuldades. “A campanha de filiação não é apenas uma campanha de propaganda e das idéias que lançamos. Não é só isso. Ela tem que ser vista como ação política, que tenta superar as dificuldades no enfrentamento às forças regressivas.”
O seminário contou ainda com a participação do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Vicente Neto; da presidenta da União Brasileira de Mulheres na Bahia, Natália Gonçalves; da presidenta da Unegro na Bahia, Sirlene Assis; do superintendente da Sudesb, Elias Dourado; e do ex-deputado estadual Álvaro Gomes.
 
Do PCdoB-Salvador 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados