Notícia

Aladilce apresenta moção de repúdio contra o corte de verbas da UFBA

6 maio, 2019

A vereadora Aladilce (PCdoB) apresentou à Câmara Municipal de Salvador uma moção de repúdio ao Ministério da Educação (MEC) pelo corte de verbas das universidades federais. No início da semana, o ministro Abraham Weintraub anunciou o corte de 30% no orçamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Universidade Federal Fluminense e Universidade de Brasília. A justificativa é de que as universidades promoviam “balbúrdia”.
De acordo com o reitor da UFBA, João Carlos Salles, o bloqueio das verbas pode resultar na interrupção dos serviços de limpeza, água e energia elétrica, o que afetaria a normalidade das aulas e da execução de projetos de pesquisa. O reitor ainda destacou a boa avaliação da universidade em diversos rankings, inclusive dentro do próprio MEC.
Diante desse fato, a vereadora Aladilce apresentou a moção, com o intuito de mobilizar a Câmara a se posicionar contra o corte do governo federal. “Os vereadores precisam defender a universidade e pressionar para a suspensão dessa medida autoritária e retrógrada”, afirmou.
Aladilce ainda confirmou uma visita à UFBA na próxima terça-feira, com a presença do presidente da Câmara, Geraldo Jr., e demais vereadores. “Estamos tentando mobilizar todos os vereadores, inclusive os da base do prefeito ACM Neto, que é base do governo Bolsonaro. Nesse momento, devemos deixar as diferenças partidárias de lado e se unir em defesa da educação na Bahia”, concluiu.
 
Fonte: Ascom/ Aladilce

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados