Notícia

Alice Portugal é oficializada candidata a prefeita do PCdoB na capital

2 agosto, 2016

IMG-20160731-WA0056(2)sp

A Convenção Municipal do PCdoB em Salvador bateu o martelo e oficializou, neste domingo (31/07), a candidatura da deputada Alice Portugal a prefeita da capital baiana, em uma convenção histórica. Pela primeira vez, o partido vai liderar uma chapa majoritária apoiada por outras quatro legendas – PT, PSB, PSD e PTN -, também oficializada na ocasião, no ginásio do IFBA-Canela.
Além de ter uma mulher no posto de candidata a prefeita, em um cenário de baixa representação feminina na política, a frente inovou ao escolher outra mulher para ser a candidata a vice de Alice Portugal: a deputada estadual Maria del Carmen, do PT. A chapa ‘100% mulher’ deverá enfrentar nas urnas o atual prefeito da cidade, ACM Neto (DEM), nome cotado para a disputa.
Após ser oficialmente anunciada como candidata a prefeita, Alice agradeceu ao PCdoB pela confiança, e aos partidos aliados, principalmente ao PSB e ao PT, que abriram mão de lançar candidatos próprios. “Recai sobre mim essa tarefa que será horizontal, construída a muitas mãos. Essa é uma frente popular, que nós vamos carregar no coração e nas mãos”, afirmou.
Olívia Santana, presidenta do PCdoB-Salvador, manifestou o orgulho do partido por liderar a chapa, que foi construída após um intenso processo de debate. “Aqui temos partidos que acreditaram em um novo projeto para Salvador, que não se curvaram e se levantam em defesa do Brasil e da cidade. É muito importante para nós liderar essa frente”. Daniel Almeida, o presidente estadual, também destacou o processo de construção: “Ficamos aguardando a hora, mas não sentados. Trabalhando em cada canto da cidade. A militância se manteve presente, lutando, até chegar a nossa vez”.
Na convenção, estiveram presentes a presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos; o governador Rui Costa; o ex-governador Jaques Wagner; a senadora Lídice da Mata; além dos dirigentes municipais e estaduais do PCdoB e dos partidos aliados. O partido também apresentou uma lista de 20 nomes de candidatos a vereador e vereadora, na disputa proporcional.
Luciana Santos, que também é candidata a prefeita de Olinda (PE), defendeu a candidatura de Alice e criticou a política de tradição carlista do atual prefeito. “Nós já sabemos que essa oligarquia já fez muito mal à Bahia. Alice, que cumpre papel importante no Congresso, que representa a voz dos trabalhadores, vai fazer diferente. Você é temperada na luta de ideias e representa muito bem o povo libertário desta terra”.
s2
Quem também não poupou críticas ao prefeito foi o governador Rui Costa. Ele afirmou que ACM Neto tem dificultado as ações do governo na cidade por “pirraça porque o governador é de um partido diferente do dele”. Rui disse que precisa de Alice e Maria del Carmem como prefeitas porque, como aliados, conseguiriam  “fazer Salvador andar mais rápido”.
O governador também destacou o fato de as candidatas a prefeita e vice serem, além de mulheres, também mães. Segundo ele, a cidade precisa de alguém com o olhar e a sensibilidade que só as mães possuem. Jaques Wagner também fez a mesma defesa e traçou um paralelo entre a candidatura 100% feminina em Salvador com o afastamento de Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidenta do Brasil.
Para Wagner, a campanha em da capital precisa ser ‘nacionalizada’. “A democracia brasileira foi violentada e cada um de vocês tem que entender que, ao ir para as ruas, é preciso falar também sobre isso. Alice e Maria vão falar da cidade, mas também que essa campanha é a favor da democracia. […] Dentro da tristeza do golpe, há uma alegria: as forças progressistas se reencontraram e se uniram”.
Após a convenção, os militantes do PCdoB e dos partidos aliados se juntaram à manifestação pelo ‘Fora Temer’, que partiu do Campo Grande em direção ao bairro da Barra.
s5

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados