Notícia

Comitê Estadual do PCdoB-BA elege comissões Política e Executiva

4 dezembro, 2017


O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia se reuniu, neste sábado (02/12), na sede da Assufba-Sindicato, em Salvador, para debater a conjuntura política no estado e no país. Na oportunidade, a direção elegeu os novos integrantes da Comissão Política e da Comissão Executiva do Partido.
Cenário nacional
O presidente estadual, deputado federal Davidson Magalhães, iniciou a reunião com  uma exposição sobre a conjuntura política. Para ele, o 14º Congresso Nacional do Partido, que aconteceu no último mês, em Brasília, colocou o PCdoB em um novo patamar, pela demonstração que deu de maturidade e de formulação política.
“A avaliação do 14º Congresso, da grave crise política no País, é comprovada na sequência. A base do governo continua a se dividir”, disse Davidson. Ele também avaliou que “a crise econômica se mantém, o endividamento se acentua, o desmonte dos direitos trabalhistas continua e a ‘nova’ proposta de reforma da Previdência não altera em quase nada o nocivo conteúdo anterior”.
O presidente estadual também comemorou a confirmação da pré-candidatura de Manuela D’Àvila à presidência da República, que “se deu em grande grau de unidade e positiva repercussão política nos meios de comunicação e entre as forças políticas”. Manuela estará em Salvador na próxima segunda-feira (4), onde participa de um debate no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, a partir das 17h.
Bahia
Davidson celebrou a grande e importante participação da delegação baiana no 14º Congresso. “Conseguimos na Bahia o maior número de recadastramento de todo o Congresso e, no geral, houve uma virada na mobilização”, disse.
As eleições de 2018 também estiveram na pauta, e a avaliação é de que é preciso unificar o conjunto do partido em torno do projeto eleitoral. “Teremos a última eleição com coligação partidária e o Senado já aprovou o voto distrital misto. Essas mudanças exigem do partido muita unidade para enfrentar esse novo momento” defendeu Davidson.
O presidente estadual também avaliou que o governo do Estado tem reforçado as ações administrativas e políticas, com obras inauguradas em todas as regiões do estado. Para ele, o projeto liderado pelo governador Rui Costa tem sido fortalecido, enquanto há um enfraquecimento da oposição, que é liderada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto.
Comissões
Segundo Daniele Costa, a reeleita secretária estadual de Organização, a proposta de nominata priorizou o aspecto da continuidade, da permanência dos antigos membros. No entanto, mais espaço foi aberto para a entrada de novos dirigentes. A Comissão Política ganha sete novos nomes e passa a ter 33 integrantes.
A Comissão Executiva terá mais um integrante, Aurino Pedreira, que continua à frente da Secretaria Sindical. Na Comissão Política, entram cinco mulheres (Ilka Bichara, Ângela Guimarães, Aline Lima, Cecília Petrina e Manuela Simões) e dois homens (Pascoal Carneiro e Juremar Oliveira).
O Sistema Estadual de Direção será debatido na primeira reunião da nova Comissão Política eleita. Uma proposta com a definição de funções para cada membro da direção será levada para discussão e aprovação na próxima reunião do Comitê Estadual.
Manuela em Salvador
A reunião do pleno do Comitê Estadual aprovou a convocação da militância para reforçar as atividades de Manuela – a plenária no dia 04/12, 17h, no Sheraton Hotel, e uma recepção no aeroporto, no domingo (3), às 20h30. A orientação é para que o engajamento aconteça também em dois eventos da próxima terça-feira (5): o Dia Nacional de Lutas – com protestos no Iguatemi às 6h; e no Campo Grande, às 15h – e o julgamento do caso de Paulo Colombiano e Catarina, no Tribunal de Justiça, com vigília às 10h.
 

Conheça as novas comissões:

 

Comissão Política

Alice Portugal

Aline Lima

Ângela Guimarães

Augusto Vasconcelos

Aurino Pedreira

Caio Botelho

Cecília Petrina

Cláudio Bastos

Crisóstomo Lima (Zó)

Daniel Almeida

Daniele Costa

Davidson Magalhães

Everaldo Augusto

Francisco Javier Alfaya

Geraldo Galindo

Ilka Bichara

Isaac Carvalho

Jean Fabrício Falcão

José Álvaro Gomes

Julieta Palmeira

Jurandir Silva Jr.

Juremar de Oliveira

Manuela Simões

Marcelo Gavião

Maria Aladilce de Souza

Maria Olívia Santana

Milton Barbosa

Nilton Vasconcelos

Pascoal Carneiro

Péricles Souza

Raimundo Tavares (Bobô)

Vicente Neto

Wenceslau Jr.

Comissão Executiva

Aurino Pedreira: Secretário Sindical

Caio Botelho: Secretário de Formação

Daniele Costa: Sec. De Organização

Davidson Magalhães: Presidente

Geraldo Galindo: vice-presidente e sec. De Comunicação

Milton Barbosa: Sec. Institucional

Péricles de Souza: Sec. de Administração e Finanças

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados