Notícia

Dino critica conflitos entre aliados e pede vigor para eleger Haddad

17 outubro, 2018

O governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), criticou o “fogo amigo” de aliados de Fernando Haddad (PT) neste segundo turno. Para ele, esse não é o momento de levantar hipóteses para uma eventual derrota, mas sim, de continuar em campanha para reverter a vantagem de Jair Bolsonaro (PSL) sobre ele.
No Ibope, divulgado na noite de segunda-feira, o deputado tem 59% dos votos válidos contra 41% do petista. Já o Datafolha indicou Bolsonaro com 58% e Haddad com 42%. “Eu acho que é totalmente fora de hora, fora de lugar, é absurdamente inadequado esse tipo de debate agora”, disse, ao ser questionado sobre as recentes falas dos eleitos senadores aliados Jaques Wagner (PT-BA) e Cid Gomes (PDT-CE).
Na manhã de segunda, 15, Wagner disse que Ciro Gomes era a melhor estratégia para vencer Bolsonaro. À noite, Cid se irritou com vaias de petistas durante ato pró-PT e chamou os manifestantes de “babacas”, dizendo que o “PT vai perder feio a eleição”. Em entrevista exclusiva ao Portal Uol Notícias nessa terça-feira, 16, Dino afirmou que uma autocrítica pública do PT, como pediu Cid, é algo sem sentido e que não traria qualquer voto a Haddad.
“Na minha cultura política, a autocrítica você faz é na prática, mostrando mudanças de comportamento. Não existe esse momento de se autoflagelar, se autochicotear”, pontuou. Para o governador, as pesquisas de opinião do segundo turno são reflexo da campanha feita com mentiras de Bolsonaro.
“Acho que o elemento surpresa foi a força de uma virulenta campanha de ataques nas redes sociais, algo claramente muito organizado, muito profissionalizado, que acabou por gerar um inesperado, que foi o crescimento da rejeição do Haddad”, comentou.
Dino disse que é possível reverter a vantagem de Bolsonaro com a inclusão de um debate sobre propostas reais contra fake news e não esconde que teme um eventual governo do militar reformado seja autoritário, ruim para a economia e “trágico” para o desenvolvimento regional.
Com Portal UOL

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados