Notícia

Fórum do PCdoB reuniu lideranças de Salvador e Região Metropolitana

10 julho, 2019


 
O PCdoB Salvador e os Comitês das cidades que compõem a Região Metropolitana reuniram membros, dirigentes e parlamentares durante o Fórum de Macrorregião, evento realizado no último sábado (6), no Sindicato dos Comerciários, para discutir o cenário político e o projeto eleitoral para o próximo pleito.
Durante a atividade, que contou com a participação de 10 dos 13 municípios que integram a RMS, o presidente do Comitê Municipal, Everaldo Augusto, falou do projeto de lançar candidatura para a prefeitura de Salvador em 2020. “Diante dos resultados do processo eleitoral de 2018, que resultou em uma grande vitória e mostrou que o partido tem força, estamos encarando como uma necessidade disputar pra valer a prefeitura de Salvador. O Comitê Municipal já vem debatendo isso desde o ano passado, discutindo o nosso projeto eleitoral, temos uma resolução nesse sentido, agora o principal trabalho é formar uma chapa forte e auxiliar o Comitê estadual a montar e concluir esse projeto.”
Ele chamou a atenção dos pré-candidatos e pré-candidatas a vereadores e vereadoras para a participação no fortalecimento do partido. “Nosso esforço também é para que eles se envolvam na vida partidária e que nos ajudem a construir a organização do partido nos bairros. Estamos com a perspectiva de criar mais dois distritais em Salvador, que serão estabelecidos ainda este ano, um na área da Boca do Rio, Imbuí, e o outro na região de Tancredo Neves, Mata Escura, nessa grande tarefa de erguer grandes candidaturas.”
Presente no debate, o deputada federal Daniel Almeida, que é líder do PCdoB na Câmara Federal, destacou a necessidade de manter os debates. “Em um momento como este, com essa trajetória de desmonte do nosso país, é muito importante uma força política como o PCdoB estar reunida para discutir e refletir sobre os desafios desse momento e a necessidade de estarmos juntos nesse enfrentamento. E é isso que nós estamos fazendo em cada lugar, em cada canto, cada base, nos governos que participamos e no parlamento brasileiro, que é o centro fundamental desse debate.”
A deputada federal Alice Portugal sinalizou para os desafios das próximas eleições. “O nosso partido é, acima de tudo, um partido que tem tido uma visão de construção de frentes amplas na busca da consolidação da democracia e sofreu um duro golpe nas ultimas eleições. Tivemos que fazer uma fusão, muito bem sucedida, com o PL para garantir a atuação na Câmara dos Deputados e vamos enfrentar as próximas eleições sem coligação. Estas reuniões de trabalho precisam atentar para este novo momento em que os desafios estão postos.”
As ações do atual governo foram destacadas pela vereadora Aladilce Souza, que é pré-candidata a reeleição em 2020.  “O momento é de confronto porque o projeto que se instalou no país desde 2016 é de retrocesso e quer jogar o nosso país pra dois séculos atrás. É um outro momento que precisamos  reposicionar as nossas forças.”
A deputada estadual Olívia Santana parabenizou o partido pelas ações. “Quero saudar a comissão de organização que tem feito um esforço grande no sentido de garantir que o nosso partido tenha de fato momentos como estes, momentos de cuidar da vida partidária, de pensarmos o cenário nacional, a situação do estado da Bahia e garantirmos a unidade de fato e organização partidária para que a gente potencialize a nossa força no enfrentamento à esta situação tão desafiadora que estamos vivendo no Brasil desde o golpe de 2016.”
Ao final da atividade, Everaldo falou das próximas ações do Comitê Municipal, que incluem a realização de três seminários, o primeiro deles no dia 20/7.  “Nessa perspectiva de apoiar e estabelecer o projeto eleitoral e a construção partidária vamos realizar três seminários na cidade: um envolvendo o movimento comunitário; outro os setores institucionais e, por último, vamos discutir a ocupação nos bairros para debater a luta de ideias e chamar a atenção para as disputas na sociedade.”, completou.
 
PCdoB Salvador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados