Notícia

Movimento Comuns: entenda o que é e como participar

6 janeiro, 2020

Foi lançado em dezembro do ano passado o Movimento Comuns, criado para promover a formação de pessoas comuns de esquerda dispostas a se engajar na política para transformá-la. A ideia do ‘Comuns’ é promover um sistema amplo e autônomo, uma resistência unitária, ativa no Brasil inteiro, para fortalecer “a luta das ruas para renovar a política”.
O movimento foi apresentado pela ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB), em uma transmissão ao vivo, nas redes sociais. Ela relatou já ter encontrado centenas de interessados em entrar na política e o ‘Comuns’ surge como uma tentativa de derrubar as barreiras que essas pessoas podem encontrar no caminho. “É preciso colocar as pessoas comuns dentro da política”, explicou Manuela.
Já nas eleições 2020, milhares de candidaturas estarão em torno de uma plataforma comum, segundo previsão da ex-deputada. Logo após o lançamento, mais de 800 pessoas se inscreveram – 500 delas informaram que são pré-candidatas. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site: https://comuns.org.br/
Com base em cinco valores – Inovação, Direitos Humanos, Democracia, Resistência e Meio Ambiente –, o ‘Comuns’ vai promover capacitação para interessados em “candidaturas coletivas, participativas e comprometidas”.
Além de Manuela, também participam do ‘Comuns’ parlamentares e lideranças políticas, lideranças sociais, militantes e ativistas de “todas as lutas democráticas”. A iniciativa não se restringirá às redes e encontros e debates e presenciais estão no horizonte do Movimento Comuns já nos primeiros meses de 2020.
“Nós vamos lançar várias novidades. Em fevereiro e março, a ideia é que eu consiga girar o Brasil para encontrar vocês, para que a gente possa conversar”, declarou Manuela. Serão as “caravanas” do movimento.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados