Notícia

121 anos da morte de José Martí recebe homenagem na Biblioteca da Bahia

20 maio, 2016

Na noite desta quinta-feira (19/5), a Associação Cultural José Martí (ACJM BA), admiradores da cultura cubana e cubanos residentes em Salvador homenagearam os 121 anos da morte de José Martí. O evento aconteceu na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, e contou com a com a presença da cônsul Geral de Cuba para o Nordeste, Laura Pujol, e o diretor da Fundação Cultural Pedro Calmon, Zulu Araujo.
A homenagem teve início com a presidente da Associação, Maria Ivone Souza, que junto com as poetisas Ametista Nuñez e Lene Queiroz recitaram partes de “Versos Sencillos” de Martí. Integrantes do Balé de Rosana Abubakir, escola baiana que utiliza o método cubano para o ensino de ballet clássico há mais de 30 anos, apresentaram-se para os presentes. Apresentações musicais também fizeram parte da homenagem.
Na ocasião, Laura Pujol declarou que “esse é um dia importante para todos os cubanos e aqueles que admiram nossa cultura. Unimos aqui o que há de melhor em Cuba e no Brasil.”
Para Zulu Araújo, a importância de José Martí deve ser lembrada sempre e suas ações apresentadas aos mais jovens. “Parabenizo Cuba por ter em sua pátria um home como Martí, tão importante para a América Latina e que há mais de 100 anos já nos apresentava ensinamentos fundamentais para entendermos as relações entre latinos e europeus.”
Várias instituições, através da ACJM BA, doaram livros para que seja criada uma sala temática na Biblioteca com o nome de José Martí, bem como várias obras de artistas cubanos. “A biblioteca é enriquecida com iniciativas como esta que nos ajudam a reconectar com a nossa identidade latino-americana”, declarou Ivana Lins, diretora da Biblioteca.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados