Notícia

1ª mulher a presidir a UPB, Maria Quitéria assume o 2º mandato

5 março, 2015

A prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e outros 16 prefeitos formam a nova diretoria da UPB (União dos Municípios da Bahia), que tomou posse na última quarta-feira (04/03). Primeira mulher a presidir a entidade em 50 anos, Quitéria voltou a fazer história ao ser também a primeira a ser reeleita para o cargo.
A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa, que falou na construção de uma parceria com a UPB. Rui disse que vai atender ao pedido feito pela presidenta, na ocasião, de que os secretários estaduais se reúnam com os presidentes de consócios intermunicipais e associações regionais na sede da UPB uma vez ao mês.
“Estamos inaugurando uma sala para que os secretários discutam as demandas regionais e a gente diminua esse espaço entre planejar e executar”, explicou Maria Quitéria, que defendeu a necessidade da UPB ter mais espaço na construção das políticas públicas.
O governador também falou em criar um escritório para dar suporte aos municípios. “Não seria um serviço público, mas uma consultoria para realizar projetos, porque nossos municípios em maioria são pequenos e médios e não têm estrutura. Então, eu quero ainda este ano montar esse escritório com a UPB para ajudar os municípios na captação de recursos”, explicou.
Ainda durante a cerimônia, foram empossados no Conselho Consultivo da UPB 44 presidentes de consórcios e associações regionais, “com o objetivo de dar maior representatividade dos territórios baianos nas decisões da entidade”, de acordo com nota da UPB.
A nova diretoria empossada estará à frente da entidade pelos próximos dois anos (2015/2016).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados