Notícia

3ª Conferência Nacional de Mulheres do PCdoB mobiliza territórios da Bahia

1 março, 2021

O PCdoB da Bahia tem mobilizado, desde o último dia 20 de fevereiro, os territórios de identidade do estado para a 3ª Conferência Nacional sobre a Emancipação da Mulher, que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês. A avaliação da Secretaria Estadual de Mulheres do partido sobre as etapas territoriais é positiva, pois os encontros realizados têm sido marcados por muito engajamento e comprometimento da militância comunista baiana com o debate.

Na última sexta-feira (26/02), aconteceu o encontro territorial do Sudoeste, do Médio Rio de Contas, do Sertão Produtivo e do Vale do Jiquiriçá, que contou com a participação de 111 participantes. Estiveram presentes a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), Julieta Palmeira, a deputada federal Alice Portugal, os deputados estaduais Olívia Santana e Fabrício Falcão, entre outros parlamentares.

A etapa do território de Irecê e Chapada Diamantina foi realizada no sábado (27) e registrou a presença de 56 pessoas, de sete municípios da região. O evento teve a presença de Julieta Palmeira, Alice Portugal, do vice-presidente do PCdoB-BA, Geraldo Galindo, do diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Vicente Neto, e do presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado (Fetag), João da Cruz.

Também no sábado aconteceu o encontro territorial do Portal do Sertão, Litoral Norte, Agreste Baiano e Piemonte do Paraguaçu, que contou com a participação de 64 pessoas, dentre elas, Daniele Costa, secretária da Mulher do PCdoB-BA, Alice Portugal, Olívia Santana, o deputado federal Daniel Almeida e o deputado estadual Zó Lima.

Para Daniele Costa, as etapas territoriais, que representam o início da Conferência nacional, já têm revelado que a luta feminista emancipacionista é estratégica para o partido. “[Os encontros] Têm sido um espaço de mobilização, reflexão e organização política do PCdoB entre as mulheres. É uma grande vitória o PCdoB realizar esses encontros em meio à pandemia, um momento que exige muita solidariedade ao povo e, principalmente, às mulheres que são as mais afetadas”, disse.

Além de debater o documento da 3ª Conferência do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, os encontros territoriais também elegem a delegação que irá representar o território na etapa nacional. Depois das etapas territoriais, vai acontecer o encontro estadual, marcado para o dia 13 deste mês.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados