Notícia

Alice: Cultura deve ser compreendida como pilar da cidadania    

6 novembro, 2014

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que preside a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, esteve na entrega do prêmio “Ordem do Mérito Cultural”, na última quarta-feira (5/11), Dia Nacional da Cultura, em Brasília. No encontro, que contou com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e da ministra da Cultura Marta Suplicy, Alice falou sobre a importância e avanços do setor no Brasil.
Ao festejar o Dia da Cultura, a parlamentar defendeu que é preciso que o Estado dê prioridade e maior orçamento para a cultura, como forma de impedir que a memória nacional seja apagada. “Assim, poderemos garantir que no futuro a cultura seja compreendida como um dos grandes pilares da formação da nossa cidadania brasileira”, afirmou.
Alice também destacou algumas das ações que garantem incentivos à cultura, como o Vale-Cultura, a lei que garantiu mecanismos de controle acerca da estrutura da internet, e como todos os debates relacionados ao Procultura (Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura) e a iminência da aprovação da Lei do Direito Autoral.
Para 2015, a deputada espera a aprovação PEC [Proposta de Emenda à Constituição] 150. “Queremos que neste novo ano que se inicia, a partir do Dia Nacional da Cultura, possamos efetivamente festejar a votação da PEC 150, que garantirá obrigatoriedade orçamentária para União, Estados e Municípios, em relação ao fomento à cultura”, finalizou.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados