Notícia

Alice exige resposta sobre surto de COVID-19 nas plataformas da Petrobras

21 janeiro, 2022

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) exige resposta da Petrobras a respeito do surto de coronavírus nas plataformas da instituição. “Recebi diversas denúncias de trabalhadores contaminados, sintomáticos, deitados em espaços indevidos. Mas o pior é a repetida denúncia da negligência e do silêncio da empresa [Petrobras], o desestímulo ao uso de máscaras e dos cuidados sanitários”, contou a parlamentar.

Alice reitera ainda que “o negacionismo poderá levar a prejuízos irreversíveis para a saúde dos trabalhadores e para a economia. Exigo resposta da Petrobras a essa denúncia da FUP [Federação Única dos Petroleiros]”, reivindica. Na tarde desta sexta-feira (21), a deputada compartilhou em suas redes sociais a denúncia do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense sobre a situação de surto de COVID-19 nas plataformas da Bacia dos Campos.

Conforme o relato, a Petrobrás tem mantido trabalhadores com coronavírus à bordo na Bacia de Campos, sendo obrigados a dormir na área externa da plataforma, expostos ao relento. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e a Federação Única dos Petroleiros já fizeram as denúncias ao Ministério Público do Trabalho, além disso, pretendem também encaminhar à Justiça o pedido de desembarque dos trabalhadores e a interdição imediata de todas as unidades que estão passando por surtos de COVID-19.

De acordo ainda com o texto, a diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense almeja a denúncia dos gestores da Petrobrás por tentativa de assassinato, por apresentarem falhas e descumprimentos constantes nos protocolos de segurança dos trabalhadores, o que já foi sinalizado diversas vezes pelo sindicato.

Alice Portugal.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados