Notícia

Alice Portugal é coautora do pedido de instalação da CPI dos Detratores  

3 dezembro, 2020

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) é uma das autoras do requerimento protocolado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (02/12), para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Detratores. O objetivo é que o Congresso investigue o levantamento feito pela empresa BR+Comunicação para o Ministério da Economia que identificou jornalistas e influenciadores que são críticos do governo Bolsonaro.

No mapeamento, a empresa classificou 77 influenciadores como “detratores”, “neutros informativos” e “favoráveis”. Para Alice, é preciso descobrir os objetivos do governo com a encomenda do levantamento e a verdade sobre os recursos utilizados para a realização do estudo.

“O que está por trás desse monitoramento do Governo? Bolsonaro não pode se calar. Vamos descobrir a verdade! Mais de 2 milhões é o valor de contrato que o Governo fez para montar monitoramento. Será só isso?”, questionou a parlamentar baiana.

Outra deputada do PCdoB que assina o requerimento de instalação da CPI é Jandira Feghali (RJ). Ela defende que seja estendida a investigação a outras pastas e áreas do governo, pois a prática de monitoramento de críticos tem sido recorrente, a exemplo da criação de um dossiê contra policiais e acadêmicos antifascismo, além do acompanhamento dos próprios parlamentares.

“Lembramos que tal levantamento não é o primeiro. Outras ‘listas’ foram trazidas a público com rastreamento de posicionamento político de servidores e parlamentares o que faz necessário investigar a legalidade de contratação de empresa privada com recursos públicos para monitoramento de líderes políticos, formadores de opinião, jornalistas e cidadãos”, disse Jandira.

Toda a bancada do PCdoB na Câmara apoia a instalação da CPI. No dia em que o requerimento foi protocolado, a hashtag #CPIdosDetratores esteve em primeiro lugar nos Trend Topics do Brasil, no Twitter.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados