Notícia

Alice Portugal pede retratação de secretário-geral da Câmara

22 maio, 2014

Agredida verbalmente pelo secretário-geral da Mesa da Câmara Federal, na última terça-feira (20/5), a deputada Alice Portugal (PCdoB) pede retratação imediata do funcionário Mozart Viana, que já foi ex-assessor do senador Aécio Neves (PSDB). O episódio aconteceu no fim da sessão solene em homenagem aos 90 anos da Coluna Prestes, quando a parlamentar protestava pelo encerramento desrespeitoso da cerimônia.
Segundo Alice, a sessão deveria começar ao meio-dia, mas, por atraso da anterior, só foi iniciada às 13h. Passados 50 minutos, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) assumiu a presidência da Mesa Diretora e encerrou o evento, “sem qualquer cuidado, respeito ou informação aos convidados sobre o motivo do encerramento”, denuncia a deputada.
Com o protesto da parlamentar, o secretário Viana interveio e partiu em direção à tribuna. “O Sr. Mozart Viana partiu em direção à deputada, que da tribuna não saiu, e de dedo erguido, a agrediu com palavras. Precisou ser contido. A deputada teve sua palavra cassada e os microfones foram desligados”, publicou Alice Portugal, em uma rede social.
Inconformada com a atitude de Mozart Viana, Alice Portugal afirmou que a agressão é “intolerável” e que a retratação do secretário é necessária “para que não se faça hábito violar a legitimidade da tribuna, local onde só o povo, com o voto, pode fazer ecoar ou calar um representante”.
Na sessão em homenagem à Coluna Prestes, estavam presentes familiares dos revoltosos, acadêmicos, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e estudantes. Com o encerramento do evento, os convidados foram retirados do plenário.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados