Notícia

Alice Portugal: Vamos mais uma vez pedir o cancelamento do Enem

8 janeiro, 2021

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) se posicionou favorável ao adiamento da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcado para 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

O movimento é protagonizado pela União Nacional do Estudantes (UNE) junto à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), e tem recebido muitos apoiadores nas redes sociais, em particular no Twitter, com as hashtags #Adiaenem, #Adiaenem2020 e #Enemseguro que têm mostrado crescimento na internet desde o início da semana.

Segundo a Alice Portugal, a realização da prova em meio a pandemia coloca os estudantes em risco. “Foram 170 milhões para o MEC comprar álcool gel e alugar salas para que o Enem fosse seguro, para que o exame acontecesse sem aglomeração e com distanciamento necessário e seguro para a prova”, disse Alice.

De acordo com a deputada nada foi feito com o recurso destinado ao MEC para as medidas sanitárias na aplicação do exame. “Nada fizeram e o dinheiro está no MEC até agora estagnado e não tem nenhuma condição de acontecer o Enem. A UNE já levanta a voz, o professor tem se manifestado e mais uma vez vamos pedir o adiamento do Enem ”, afirmou a parlamentar .

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes, afirmou que descarta adiar o exame 2020, frente ao aumento do número de casos de coronavírus, e que a instituição está preparada para a realização das provas em plena pandemia.

O Enem 2020 estava previsto para ocorrer em novembro, mas, em maio do ano passado, foi remarcado para o início de 2021. Ao todo, 5.783.357 candidatos estão confirmados, o número é 13,5% maior do que a edição de 2019, que teve o menor número de candidatos em toda a história.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados