Notícia

Alice sobre queda no PIB do Brasil: “o culpado tem nome, Bolsonaro”

3 março, 2021

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) avaliou que a queda no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para 4,1%, que aconteceu em 2020, é resultado da má gestão do governo Bolsonaro.

“Brasil deixa grupo das dez maiores economias do mundo. A coisa é séria e o culpado tem nome: Bolsonaro, que ao invés de garantir a vacina para todos e todas, agora mandou buscar em Israel outra falcatrua: “Spray Milagroso” pra Covid, cuja eficácia ainda não é comprovada”, afirmou a parlamentar.

A informação sobre o baixo rendimento do PIB foi divulgada hoje (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou ainda que essa é a maior contração do PIB nos mais de 25 anos de aferição feita pelo órgão.

Entre os principais setores brasileiros, somente a Agropecuária teve um crescimento de 2% em 2020, pois a porcentagem da indústria despencou para 3,5% e a dos serviços para 4,5%, sendo que o consumo das famílias caiu para 5,5%.

O pior resultado anterior no consumo das famílias foi o recuo de 3,8% em 2016, no ano em que houve o golpe sofrido pela ex-presidenta Dilma Rousseff, e quando os programas sociais ainda eram mais respaldados pelo governo federal. Agora, a situação é mais grave, pois muitas pessoas perderam seus empregos e estão sem poder contar com o auxílio emergencial de R$ 600.

 

Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados