Notícia

Anistia Internacional lança manifesto contra mortes de jovens negros

11 novembro, 2014

A Anistia Internacional Brasil promoveu no último domingo (9/11), em evento no Rio de Janeiro, o lançamento nacional da campanha Jovem Negro Vivo. A iniciativa visa chamar à atenção para os índices altos de homicídios contra jovens, especialmente os negros, no Brasil.

Durante a atividade, ativistas da organização não governamental arrecadaram assinaturas em apoio ao manifesto lançado pela organização. “O Brasil é o país onde mais se mata no mundo, superando muitos países em situação de guerra. Em 2012, foram 56 mil jovens entre 15 e 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticada por armas de fogo e, menos de 8% dos casos, chegam a ser julgados”, diz o manifesto.

As assinaturas serão entregues a autoridades públicas dos governos estaduais e federal. Para o diretor executivo da Anistia Internacional, Átila Roque, “a indiferença da sociedade brasileira” é um dos principais problemas a serem enfrentados.

A campanha, que vai até junho de 2015, tem como mote a invisibilidade que os jovens sofrem, representados por esculturas que retratam diferentes situações do cotidiano, interrompidas pela violência.

Informações da Agência Brasil

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados